Pesquisadores participam de seminário internacional Imagens da Cultura/ Cultura das Imagens

O segundo momento do seminário acontece na Delegação do Porto da Universidade Aberta, em Portugal

| nothing

Lenilda Luna - jornalismo

O Seminário ICCI – Imagens da Cultura / Cultura das Imagens já está na oitava edição e foi dividido em três momentos: o primeiro aconteceu na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, no dia 21 de agosto deste ano, o segundo momento vai acontecer na Delegação do Porto da Universidade Aberta, dias 23 e 30 de Novembro, e o terceiro momento será  no Senac, em São Paulo, dias 28 de novembro e 5 de Dezembro.

O ICCI nasceu de uma cooperação Erasmus, que promove o intercâmbio de professores e estudantes nas universidades europeias, com a participação da Universidade Aberta e a Universidade de Múrcia,  e a cooperação do Núcleo de Pesquisa em Hipermédia da PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tendo como objetivos a internacionalização da investigação e a ligação entre investigadores das diversas Universidades.

Nesta oitava edição, que será realizada no Porto, a coordenação será da Universidade Presbiteriana Mackenzie o do CEMRI – Laboratório de Antropologia Visual e o CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada da USP/ECA, com a colaboração da Universidade Federal de Alagoas.  O seminário terá como objetivos principais a estruturação da Rede ICCI, para promover as pesquisas conjuntas entre as universidades. Nesta etapa, na temática será Cultura Digital, o foco serão as redes sociais. Na temática Cinema e Sociedade, serão abordadas as questões relacionadas com a investigação e produção do cinema documental, a análise de filmes e a ligação entre dois processos.

O seminário será presencial e mediado por vídeo-conferência. No dia 23 de novembro, na Delegação do Porto da Universidade Aberta, das 15 às 20 horas, o tema em discussão será "Cultura Digital – educação, ciência e cultura nas redes sociais e no Second Life", com Luísa Aires, CEMRI – Comunicação Intercultural, UAb – Universidade Aberta; Deise Juliana Francisco, da Universidade Federal de Alagoas, Arlete dos Santos Petry, CEDIPP – Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada, ECA /USP – Universidade de São Paulo,  e outros pesquisadores da Universidade Aberta.

No dia 30 de novembro, também na Delegação do Porto da Universidade Aberta, a discussão sobre Metodologia e tecnologia da investigação terá a participação do professor Walter Matias Lima, professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Filosofia. Também estarão neste debate Sílvia Martins, pesquisadora de Antropologia Visual da Universidade Federal de Alagoas, Elsa Lechner do Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra, José da Silva Ribeiro, do Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta, Sérgio Bairon, do Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada da Universidade de São Paulo, entre outros pesquisadores.