PGE autoriza contratação de empresa para iniciar obras do presídio em Craibas

Essa é mais uma etapa para que o governo estadual cumpra o termo de compromisso firmado com a Ufal


- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista

Saiu no Diário Oficial de sexta-feira (9), o despacho do procurador-geral do Estado, Marcelo Teixeira, autorizando a contração da empresa que será responsável pelas obras do novo presídio do Agreste, no Município de Craíbas. A documentação foi encaminhada ao Gabinete Civil “para adoção das medidas cabíveis”. Para a Universidade Federal de Alagoas, a decisão vem atender ao que foi firmado pelo governador Teotonio Vilela Filho em termo de compromisso, no último mês de setembro.

Agora, começa a contagem regressiva para a transferência dos reeducandos do presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza. O que significa mais segurança e tranquilidade para a comunidade acadêmica do Campus Arapiraca.

Ao saber da decisão da PGE, a gestão central da Ufal comemorou. “Não tínhamos dúvidas sobre o cumprimento do termo de compromisso firmado pelo governo estadual. Agora, vamos acompanhar o andamento dos trabalhos e planejar o aproveitamento da área do presídio que será doada ao patrimônio da universidade, conforme proposição do governo por meio de projeto de lei”, anunciou o reitor Eurico Lôbo.

O termo de compromisso firmado estabelece um prazo de sete meses para a transferência da totalidade da população carcerária de Arapiraca para Craíbas, a contar da data da assinatura do contrato de construção da obra. A nova unidade prisional e a retirada dos apenados da atual, que fica ao lado do Campus Arapiraca, garante mais segurança e atende à solicitação da comunidade acadêmica.