Produção de combustível está entre os temas do 9º Encat

A otimização do tempo e dos custos para a produção de combustíveis líquidos foi um dos assuntos apresentados no Encontro de Catálise, realizado no Hotel Ponta Verde

Alunos e pesquisadores discutem uso de catalisadores em reações químicas | nothing
Alunos e pesquisadores discutem uso de catalisadores em reações químicas

Manuella Soares - jornalista

O evento que acontece a cada dois anos, volta à Maceió com a ideia de avaliar o que está sendo estudado, utilizando os catalisadores para acelerar as reações químicas. A Universidade Federal de Alagoas, que promove o 9º Encat - Encontro Norte, Nordeste e Centro Oeste de Catálise, que acontece até esta terça, 20, incluiu na programação temas relacionados desde os princípios básicos e a versatilidade de um sistema catalítico, até a produção de combustível e as complexidades possíveis.

Na 9ª edição do Encat, a professora Maritza Montoya, presidente da comissão organizadora, ressaltou as conquistas e os avanços na área, em especial o interesse pelas pesquisas que contribuíram com a formação de grupos de estudo e laboratórios especializados dentro da Ufal. “Na primeira vez que aconteceu o Encontro a Ufal não tinha nenhum laboratório de catálise. Agora, na segunda vez que o Encat vem à Maceió, já temos dois grandes grupos com mais de 60 pessoas”, afirmou Montoya.

Além do empenho local, mais da metade dos participantes do congresso veio de outros estados e países, como os palestrantes do México e da Espanha que fomentaram o intercâmbio de ideias.

O professor Antônio Osimar, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Ufal, deixou sua participação no Encat por meio da orientação numa pesquisa da aluna Thayane Mendonça, que estuda métodos de baratear e reduzir o tempo de produção dos combustíveis líquidos, como gasolina e diesel. “O trabalho é desenvolvido no Laboratório de Síntese de Catalizadores da Ufal, e utiliza sementes na quebra das funções do petróleo. O que normalmente leva seis dias, nós já conseguimos reduzir para 12 horas”, contou o orientador.