Times alagoanos participam do Campeonato Brasileiro de Futebol
Delegação com 45 pessoas representa a Ufal em competição realizada em Porto Seguro
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
As equipes masculina e feminina de futebol da Universidade Federal de Alagoas desembarcaram nesta segunda-feira (5) em Porto Seguro, no sul da Bahia. O motivo da viagem é o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol, competição promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Neste ano, o evento acontece de 5 a 11 de novembro e reúne dezesseis equipes do naipe masculino e sete do feminino.
Segundo o coordenador do Núcleo de Esportes e chefe da delegação, Eriberto Lessa, a universidade alagoana envia equipes preparadas desde o início do ano para a competição e é representada por delegação com 45 integrantes. “Pelo terceiro ano consecutivo a Ufal representa Alagoas no naipe masculino e pela primeira vez o time feminino também participará do campeonato. As equipes de futebol da instituição passaram por treinamento desde março deste ano e sempre contaram com o apoio da Proest [Pró-reitoria Estudantil], da coordenação do curso de Educação Física e da Gerência de Esportes da universidade”, destacou.
O Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol é considerado evento oficial pelo calendário da CBDU. Para o evento de porte nacional, os times alagoanos possuem assistência de comissão técnica especializada no assunto, formada por Luigi Alpino, Davi Silva, Vitor Fon, Denis Nicolas e Rossane Oliveira.
Para Eriberto Lessa, as condições garantem boas perspectivas e muito aprendizado para os atletas universitários. “A expectativa é de que os times possam passar para a 2ª fase do campeonato. Além disso, é importante a compreensão de que esse não é só um evento esportivo, mas um momento que proporciona grandes oportunidades culturais, que ampliam a formação e o conhecimento dos alunos envolvidos nas atividades”, salientou.
Na Ufal, o esporte não fica limitado aos alunos do curso de Educação Física, de modo que os times são compostos por alunos de diferentes cursos da academia. Luiz Henrique Freire, estudante de Ciências da Computação, é um exemplo da integração entre áreas distintas da universidade. Para ele, que joga há três pela instituição e participa pela 2ª vez do campeonato brasileiro, a equipe está mais confiante para a disputa. “Nosso objetivo é o melhor possível. Eu noto que dos três anos que estou no time esse é o nosso momento mais forte para a competição. Nos outros anos fomos só para conhecer o campeonato, mas agora vamos brigar pela vitória. A gente pretende trazer esse título pela primeira vez para Alagoas”, declarou com entusiasmo.
Apesar de nunca ter vencido o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol, o recente histórico de vitórias da universidade alagoana aumenta as expectativas por bons resultados. Em 2011, o time masculino de futebol da instituição foi campeão brasileiro de Beach Soccer. No naipe feminino, a Ufal também se destacou e ocupou a 4ª posição na disputa.
O time formado por alunas da Ufal ainda é novo e existe há apenas um ano, mas já demonstra grande participação em jogos de destaque nacional. Para Talita Ferro, estudante de Direito e atleta da universidade, apesar de nova, a equipe possui muita experiência. “O time é novo e a modalidade feminina da competição também [o naipe feminino foi inserido há dois anos no campeonato]. Ainda assim, o time está forte, pois a maior parte das meninas jogavam, anteriormente, em outras equipes. Nós treinamos muito para essa competição e estamos preparadas para brigar pelo título”, destaca.