Ufal ganha Prêmio Santander 2012
O prêmio foi na linha Universidade Solidária com o projeto de extensão Carroceiro Vet Legal, coordenado pelo professor Pierre Escodro, da Unidade de Ensino Viçosa.
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
O projeto Carroceiro VET Legal, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas - Unidade Viçosa, ganhou o Prêmio Santander Universidades 2012, na linha Universidade Solidária. O resultado divulgado nesta quarta-feira (21), em cerimônia realizada em São Paulo. O prêmio foi recebido pelo coordenador do projeto, Pierre Escodro, acompanhado na solenidade pelo reitor Eurico Lôbo.
O VET Legal é um projeto que organiza e realiza ações em todo Estado de Alagoas em prol da sociedade. Conta com apoio das prefeituras, Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), Ministério Público Estadual, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, além do comércio e indústrias locais e o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa).
O projeto é desenvolvido por meio de esclarecimento e orientação aos carroceiros quanto ao manejo e ao bem estar de seus animais, além de prestar serviço assistencialista multidisciplinar à comunidade. O projeto Carroceiro VET Legal é uma das ações do Grupo de Pesquisas em Equídeos (Grupequi) e integra a linha de pesquisa “Bem Estar Animal e Sustentabilidade Social”; consiste num espaço de atividade acadêmica dos alunos do curso de Medicina Veterinária, agregando teoria à prática.
“O cavalo carroceiro é de suma importância no desenvolvimento socioeconômico do Estado de Alagoas, por se tratar de única fonte de renda para muitas famílias e para funcionamento da economia da região, principalmente no interior”, enfatizou o coordenador e premiado Pierre Escodro.
Também foi vencedor do Prêmio Santander 2012, na linha Universidade Solidária, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), destacando Alagoas no cenário nacional.
O início do projeto
O trabalho do professor Pierre, da Unidade de Viçosa, teve início quando ele ainda fazia o doutorado na área de Biotecnologia, no Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do IQB. Na época foi desenvolvida a fórmula de uma composição farmacêutica neurolítica (bloqueadora de dor) para uso em cavalos.
O orientador de Pierre no doutorado, Josealdo Tonholo, também comemorou a conquista. “O que é bonito é que esse prêmio é fruto de várias mãos, que atuam em várias unidades acadêmicas da Ufal. Todos estão de parabéns”, declarou Tonholo.