Ufal lança edital para programa de ações interdisciplinares
São ofertadas mais de 400 bolsas permanência destinadas a promover plena formação acadêmica dos alunos
- Atualizado em
Simoneide Araújo – jornalista
A Universidade Federal de Alagoas lançou, na segunda (12), edital do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), voltado a alunos que desejem ter atuação integrada visando à plena formação acadêmica. Estão disponíveis 456 bolsas permanência, de 20 horas semanais, distribuídas nos três campi da Ufal e suas unidades do interior. As propostas concorrentres devem ser compostas de ações acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão e podem ser entregues até 12 de dezembro.
O Painter é uma programa conjunto das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst). Segundo a reitora em exercício, Rachel Rocha, o objetivo é direcionar a bolsa permanência para a formação acadêmica dos alunos participantes. “Esse programa tem caráter interdisciplinar para permitir a atuação de alunos e professores de diversas áreas do conhecimento”, destacou.
Rachel Rocha lembra que o Painter traz outro diferencial, porque abre espaço para professores mestres. “Cada proposta deverá apresentar pelo menos um dos seus componentes com a titulação de mestre e os técnico-administrativos de nível superior da Ufal podem fazer parte da equipe como colaboradores”, prevê o Edital 01/2012.
A reitora em exercício também destaca que o Painter visa a contribuir para melhorar o desempenho acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, consolidando sua permanência na universidade. “Também pretendemos incentivar novas estratégias de desenvolvimento e modernização dos cursos de graduação na Ufal”, completou.
O que é o Painter
O Painter é um conjunto de projetos desenvolvido por estudantes, coordenados por um docente e que pode ter, pelo menos, mais dois professores ou técnicos de nível superior colaboradores. O Programa será orientado pelos princípios da interdisciplinaridade, da integração de ações acadêmicas e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Cada proposta aprovada dará direito a seis bolsas para alunos, que devem ser origiundos de diferentes cursos de graduação e, obrigatoriamente, inscritos no cadastro de estudantes em vulnerabilidade econômica da Proest.
As 456 bolsas disponibilizadas serão distribuídas em 76 projetos. Para o Campus A.C. Simões, em Maceió, serão 240 bolsas e 40 projetos. Para o Campus Arapiraca serão 144 bolsas e 24 projetos, sendo 90 para a sede, em Arapiraca; 18 para Unidade de Penedo; 18 para Unidade de Palmeira dos Índios; e 18 para Viçosa.
Para o Campus do Sertão serão 72 bolsas e 12 projetos, sendo 54 para a sede em Delmiro Gouveia, e 18 para a Unidade de Santana do Ipanema.
Como se inscrever
As propostas para o Painter deverão ser elaboradas e preenchidas de acordo com o modelo de formulário em anexo. O prazo para inscrição é até 12 de dezembro. Todas as propostas deverão ser aprovadas no âmbito do curso de graduação e unidade onde o coordenador do projeto estiver lotado, antes de submeter a proposta. A aprovação deve ser comprovada com apresentação de declaração que deverá acompanhar a proposta, conforme modelo no anexo 1;
A proposta deverá ser enviado, exclusivamente, por meio digital, em arquivo PDF, para o endereço eletrônico painter@proest.ufal.br.
Conheça mais detalhes do Edital 01/2012 - Painter.