Posse de servidores marca último dia letivo de 2012
Sete novos servidores são empossados nesta sexta-feira para Maceió e os campi do interior
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
Nesta sexta-feira, 28, o reitor Eurico Lôbo realizou mais uma solenidade de posse de servidores da Universidade Federal de Alagoas, a última de 2012. No encontro, foram empossados sete novos funcionários nas funções de assistente em administração, auxiliar em administração, assistente social, técnico em higiene e professor assistente. A vice-reitora Rachel Rocha e o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Fred Ebrahim, também recepcionaram os novos servidores, que assumem o compromisso com a educação de mais de 25 mil estudantes matriculados na academia.
Para Bennet de Souza; Diego Beltrand; Edlene Cavalcanti; Josefa Constantino; Josiane Couto; Karine Gomes; e Shirley Veríssimo o ano de 2013 promete começar com o pé direito. Na reta final de 2012, esses sete nomes foram incluídos no quadro de funcionários da instituição de ensino superior de maior reconhecimento no Estado de Alagoas. Para a vice-reitora, a notícia é um presente para os empossados e para a própria instituição. “É um bom presente de final de ano contarmos com novos servidores. No mês de dezembro, nós completamos nosso primeiro ano de gestão e precisamos de novas energias, de gente engajada”, destacou.
A última reunião de posse não deixou de lado as formalidades habituais. Assim como nas realizadas em outras datas, essa também contou com a leitura dos termos de posse, por meio do diretor do DAP, Fred Ebrahim. Como representante dos novos servidores, a professora Edlene Cavalcanti, que assume o cargo de professora assistente do Centro de Educação (Cedu), fez a leitura do termo de ética da universidade. Em juramento oficial, todos os servidores afirmaram o comprometimento com a educação e a seriedade na execução das atividades que serão realizadas na Ufal.
A única docente empossada na manhã desta sexta-feira, Edlene Cavalcanti, lembrou do apoio da família para a conquista da vaga na academia. “Agradeço muito a minha família, em especial ao meu pai, com quem eu fiz uma grande parceria. Como ele é da área da educação, nós sempre tivemos essa preocupação com o conhecimento. Eu estou, realmente, emocionada. Eu prometo que darei muito orgulho a todos. É uma satisfação estar no meio acadêmico e subir mais um degrau da minha vida”, ressaltou.
Para o professor Cavalcanti, pai de Edlene, todos os empossados devem atentar para o compromisso social da universidade. “Eu desejo que todos vocês tragam contribuições significativas para a instituição. A Ufal espera o bom trabalho e a atenção de todos vocês. Também desejo que os gestores da universidade encontrem em vocês profissionais engajados no processo de educação do nosso povo, da nossa gente”, reforçou, com a sabedoria de quem possui 50 anos de docência na área da Química.
Se depender de Diego Beltrand, os anos na Ufal serão de grande aprendizagem. Ele assume o cargo de auxiliar em administração e revela as suas expectativas para os próximos anos. “Eu espero extrair muitas experiências, pois eu tenho muito o que aprender aqui. Além disso, também pretendo somar forças à instituição por meio do meu trabalho”, salientou.
Compromisso com o serviço público
A vice-reitora Rachel Rocha destacou o compromisso da universidade com a sociedade alagoana e com a inclusão de profissionais que possam servir adequadamente às demandas da população alagoana. Para isso, Rachel revelou a preocupação em desconstruir alguns estigmas destinados ao serviço público. “Trabalhar com o serviço público é uma experiência muito especial. Viver como servidor requer muita dedicação, muita responsabilidade. Nós somos bancados pelo dinheiro público e devemos fornecer um bom atendimento à comunidade, tanto externa quanto interna”, enfatizou.
Para o reitor Eurico Lôbo o comprometimento de cada funcionário deve ser perpetuado entre as gerações que passam pela universidade, de modo que garanta uma atuação ainda mais relevante em Alagoas. “Nosso objetivo é passar o que fazemos de melhor para a comunidade. Por isso, devemos fazer as nossas atividades com prazer. Na nossa equipe, é fundamental que existam profissionais competentes, sérios e do bem. Quando olho para vocês, eu vejo os profissionais que darão continuidade ao trabalho que estamos fazendo. Vocês são peças fundamentais para que a universidade avance”, lembrou.
Novos servidores para o interior
Bennet Roosevelt de Souza e Josefa Maria Constantino têm como destino o interior alagoano. Ele assume o cargo de assistente em administração no Campus do Sertão; ela, por sua vez, é a nova assistente social do Campus Arapiraca, no Agreste do Estado.
Eurico Lôbo aproveitou a oportunidade para lembrá-los da atuação da universidade na região. “A Ufal é uma riqueza para o interior de Alagoas. A academia é uma oportunidade para a formação dos jovens da região. Com todos os desafios, temos cursos bem qualificados e bons programas de pós-graduação. Isso é extraordinário e mostra que a revolução do conhecimento é possível”, afirmou.
Para o Campus A. C. Simões, situado em Maceió, foram empossadas as técnicas em higiene dental, Josiane Couto e Karine Gomes, e a auxiliar em administração, Shirley Veríssimo. Além delas, Edlene Cavalcanti e Diego Roberto também assumirão seus cargos na capital alagoana.