Campus do Sertão faz aula inaugural com presença de Doutora Honoris Causa

Evento ocorre as 16h na sede de Delmiro Gouveia

Reitor Eurico Lôbo, o diretor do Campus do Sertão, Ricardo Silva e o novo coordenador de Santana, Acúrcio Castelo | nothing

Jhonathan Pino – jornalista

Em reunião com o reitor Eurico Lôbo na última sexta-feira (11), o diretor geral do Campus do Sertão, Ricardo da Silva, conversou sobre os preparativos para a Aula Inaugural do segundo semestre letivo de 2012. A cerimônia, que terá como palestrantes a Doutora Honoris Causa, Luitgarde Oliveira, e o professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas, Elcio Verçosa, será realizada na próxima segunda-feira (21), na unidade sede de Delmiro Gouveia, a partir das 16h.

Os convidados abordarão o tema “Desenvolvimento do Sertão do Nordeste: Industrialização e Educação” na Aula Inaugural. Luitgard ainda ministrará a mesma palestra em Santana do Ipanema, no dia 23, a partir das 19h, no Colégio Divino Mestre.

Conforme o diretor, o ano começa com boas perspectivas para o campus: sua sede será finalizada em fevereiro e as obras do anexo serão retomadas ainda esse semestre. Quanto ao prédio de Santana do Ipanema, Ricardo relatou que esse semestre tem início o processo de licitação. “Passamos por uma fase de transição, iniciada em Santana do Ipanema, com a entrada do professor Acúrcio Castelo David como coordenador. Sabemos da dificuldade estruturais naquela unidade, mas esse ano tudo indica que deve ocorrer a conclusão dessas demandas”.

O diretor também ressalta que este ano fecha o ciclo de contratações no Sertão iniciado em 2010. “Estamos priorizando o processo de formação dos discentes, contribuindo com os projetos de extensão e pesquisa e nos encontramos em processo de formação do quadro de docentes. Dia 14 teve início um concurso público que visa completar a primeira etapa do quadro de pessoal”

O professor também ressaltou que fechado esse ciclo, tem início um outro em que devem ser debatidos com a comunidade acadêmica a abertura de novos cursos. “Vamos dialogar com a comunidade acadêmica para que ela se posicione quanto as necessidades da região”.

Unidade de Santana tem novo coordenador

O professor Acúrcio Castelo David foi apresentado como coordenador geral da unidade de Santana do Ipanema. No dia ele lembrou que a licitação para a sede de Santana deve sair em março. “O que a gente propõe é trabalhar junto à Reitoria para a construção do prédio”. Atualmente os 350 alunos de Economia e Ciências Contábeis assistem as aulas no Colégio Divino Mestre.

Natural de São Tomé e Príncipe, graduado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRP), Acúrcio Castelo chegou à Ufal em 2010, como parte da primeira turma de docentes do Campus do Sertão.