Cinema na sala de aula é tema de mesa-redonda

Evento é fruto de parceria entre Programa de Formação Docente e Projeto de Extensão

Evento movimenta manhã de sábado no Campus A. C. Simões, em Maceió | nothing
Evento movimenta manhã de sábado no Campus A. C. Simões, em Maceió

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na manhã deste sábado, 26, as portas da Universidade Federal de Alagoas estarão abertas para mais um momento de estímulo ao conhecimento. O motivo é a realização da mesa-redonda O cinema na sala de aula: possibilidades de intervenção, no auditório do Centro de Educação (Cedu), das 8h30 às 11h30. A atividade é promovida pelo Programa de Formação Docente intitulado “Dificuldades de Aprendizagem na Educação Superior: responsabilidade social de todos”, coordenado pelas professoras Jusciney Carvalho e Cristiane Pepe, e pelo projeto de extensão Intacta Retina, coordenado pelos professores João Dias, Janaína Terra e João Bittencourt.

Segundo Jusciney Carvalho, a atividade do próximo sábado pretende ampliar o diálogo sobre o uso do cinema em sala de aula, como recurso didático para fomentar entre os estudantes novas formas de aprender. “O foco do Programa de Extensão [MEC SESu] é ampliar a discussão sobre dificuldades de aprendizagem na educação superior, entre professores e estudantes deste nível de ensino e entre os profissionais da educação básica atuantes em Maceió”, destacou.

A docente também explicou como será conduzido o debate ao longo da manhã. “Na oportunidade, o grupo de professores fará a apresentação da experiência do Intacta Retina na Ufal, tendo em vista a sua proposta de construir um espaço acadêmico de reflexão sobre a cultura e a sociedade, a partir de temas transversais que se articulam ao binômio corpo e movimento. Como recurso metodológico para o desenvolvimento das atividades, utilizaremos a linguagem cinematográfica”, ressaltou.

A mesa-redonda será composta pelos docentes Cleriston Izidro Anjos, Janaina Terra, João Carlos Dias e Walter Lima.