Estudante de Relações Públicas reúne amigos para dinamizar a cena cultural no bairro do Benedito Bentes

O Coletivo Seu Biu pretende promover ações culturais para aproximar os artistas que moram em um dos bairros mais populosos de Maceió

Reunião do Coletivo Seu Biu | nothing
Reunião do Coletivo Seu Biu

Lenilda Luna - jornalista

Há mais de um ano, o estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, Emerson Oliveira, pesquisa Consumo Musical e as alternativas para a produção cultural em Maceió. Ele acompanha a trajetória de vários coletivos culturais que se articulam no Circuito Fora do Eixo, uma rede de produção cultural independente, com mais de 157 coletivos de todos os Estados brasileiros e de mais 7 países da América Latina.

Foi num dos congressos do Circuito fora do Eixo, realizado em vitória da Conquista, na Bahia, em setembro do ano passado, que Emerson teve a ideia de criar um coletivo no bairro do Benedito Bentes, um dos mais populosos de Maceió. A proposta foi inspirada no Coletivo Popfuzz, do bairro de Jacarecica, que já realizou alguns eventos culturais de repercussão em Alagoas, e em outros coletivos atuantes no Estado.

Foi assim que, em dezembro de 2012, surgiu o Coletivo Seu Biu. "O Coletivo é formado por moradores do bairro que, sentindo a deficiência cultural e percebendo a demanda de público artístico, uniram-se com o propósito de viabilizar movimentações artísticas, além de incentivar a emancipação cultural do bairro, visto que as possibilidades atrativas na parte alta são consideravelmente reduzidas", explicam os fundadores do grupo na fan page criada no Facebook para divulgar as atividades.

A primeira tarefa que o novo coletivo cultural está realizando é um mapeamento dos artistas e grupos culturais do Benedito Bentes. Para isso, eles estão utilizando as redes sociais na internet, ferramenta quase natural para grupos culturais alternativos.  "A ideia é reunir os contatos de todas as bandas que existem no bairro e nos arredores, para que sejam incluidas no planejamento de atividades", dizem os organizadores. A princípio, o coletivo está muito ligado à produção musical, mas eles querem reunir outros artistas independentes, do teatro e outras formas de produção artística. "Queremos contar com eles nas oficinas, apresentações e projetos do Circuito Fora do Eixo",  destacam os integrantes do Coletivo.

Por enquanto, o Coletivo Seu Biu não tem sede própria. As reuniões acontecem na casa de um dos 9 membros efetivos, que são: Vanessa Rarilia, Diogmes Kermany,  Lucas Nascimento, Klebson Lima, Marcelo Amorim, Nathan Lima, Emerson Oliveira, Ayane Borges e Iwldson Guilherme. Além do mapeamento dos artistas do Benedito Bentes, o grupo está se preparando para participar de mais uma edição do Grito Rock em Maceió. O Festival alternativo acontece em mais de  300 cidades de 30 paises. Em Maceió, o evento acontece na Praça Marcílio Dias, realizado pelo Coletivo Popfuzz, e a proposta é que também seja organizado na Praça Padre Cícero, pelo Coletivo Seu Biu.

O formulário para a identificação dos grupos musicais está no link

Contatos do Coletivo Seu Biu

Emerson Oliveira - Assessoria de comunicação