Livros didáticos retratam História e Geografia de Alagoas para alunos de ensino fundamental
Elaboradas por professores da Ufal, as publicações têm o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes do Estado
- Atualizado em
Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo
Produzir história para produzir conhecimento. Foi a partir desse ideal que professores da Universidade Federal de Alagoas se uniram para lançar uma coleção sobre a História e a Geografia do Estado com a intenção de colaborar para um melhor aprendizado de estudantes do ensino fundamental. As publicações foram lançadas pela editora Grafset e fazem parte de uma coleção que pretende revelar também a história e a geografia de outros estados do Nordeste.
Sérgio Onofre e Leda Almeida, responsáveis pelo livro História de Alagoas, falam sobre a razão de escrever a obra. Para Sérgio, quando se fala no assunto para alunos do ensino fundamental, existe uma grande lacuna que precisa ser preenchida. “Os professores, por mais que se esforcem, se ressentem pela ausência de um livro didático que, sem dúvida, assume um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos, firmemente, que este livro irá contribuir bastante para preencher essa brecha que existe sobre esse assunto”, comentou.
Já na visão de Leda, a obra deve trazer à tona uma realidade de povos que costumam ser excluídos nos livros didáticos de História. “Essa é uma história que faz pensar e refletir e é fundamental que seja revelada. Aceitamos o desafio de fazer esta obra por entendermos a necessidade de existir um material como esse para os alunos de ensino fundamental. Esse livro é a contribuição que nós, historiadores, precisamos dar a esses jovens estudantes, ao produzir história para produzir conhecimento”, explicou.
A professora reforça que existem outros livros sobre a história de Maceió e de Alagoas, mas em se tratando de obra com característica didática, essa é a primeira. E acredita que, se existe algum diferencial com relação às obras de temática semelhante, isso está ligado à perspectiva crítica e questionadora do projeto. “O livro tem um tom engajado e comprometido com as causas populares e isso não tem sido comum. Talvez seja até inexistente em livros didáticos de história de Alagoas”, reforçou o professor Sérgio Onofre.
A Geografia de Alagoas
Os professores Melchior do Nascimento e Sinval Guimarães, responsáveis pelo livro Geografia de Alagoas, também falam sobre a importância de elaborar a publicação. “Aproximar o estudante da realidade local e, sempre que possível, apresenta de forma contextualizada, os elementos essenciais para definição do espaço geográfico alagoano, este resultado dos processos histórico e social”, comentou Melchior.
“Com este livro, esperamos estar contribuindo para que os alunos que estejam nesta fase escolar compreendam que a sua participação é fundamental para promover as mudanças necessárias para melhoria do lugar onde vivem e, consequentemente da sua qualidade de vida”, explicou o professor Sinval Guimarães.
Ainda na opinião de Melchior, embora existam publicações relevantes sobre o assunto, as brechas que ainda existem são comprometedoras para a qualidade do desempenho de alunos e professores do ensino fundamental. “Como se trata de uma publicação elaborada a partir da realidade local, consideramos que o livro Geografia de Alagoas pode contribuir substancialmente para minimizar essas deficiências acerca do ensino e da aprendizagem, no âmbito da Geografia Regional”, comentou.
Além dos professores Melchior e Sinval, o livro Geografia de Alagoas ainda contou com a colaboração da geógrafa Andreia Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado (SEE-AL). E vale reforçar também que, além do livro, os profissionais colaboraram ainda com a produção do Atlas do Estado de Alagoas, voltado para atender o ensino de geografia em um grau mais elevado.
Parceria fundamental
Traçar metas e cumprir prazos é fundamental para desenvolver qualquer tipo de trabalho. No caso da produção dos livros não foi diferente. O prazo estipulado pela editora era curto, entre 6 ou 7 meses, mas apesar disso, o que os professores envolvidos na produção dos livros destacam em um ponto comum é que a afinidade que cada um possuía com sua equipe foi favorável para o desenrolar dos trabalhos e a conclusão no tempo que foi estipulado.
“A boa relação de convivência profissional, além da experiência na produção de outras publicações, facilitou para que pudéssemos atuar de maneira sinérgica”, disse Melchior. E o professor Sérgio Onofre complementou. “A obra foi feita em uma parceria que atuou de forma bastante harmônica. Tivemos reuniões constantes, contatos permanentes, reuniões. O trabalho em parceria facilitou o desenrolar dos trabalhos e o resultado foi muito prazeroso, pois construímos o livro juntos.”