Seminário discute impactos das simbolizações na contemporaneidade

Evento será realizado na sexta-feira, 25, e as inscrições são gratuitas

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Nesta sexta-feira, 25, o miniauditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas sediará o 1º Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Ambiente, Afetos e Economia das Simbolizações (Grupaaes), das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, no Campus A. C. Simões, em Maceió. O evento é promovido pelo Grupaaes, que tem o intuito de divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores e alunos durante o primeiro ano de atividades do grupo. No projeto, são realizados estudos sobre como, nos séculos 20 e 21, as necessidades simbólicas se tornaram mais importantes para os indivíduos do que as necessidades essenciais, provenientes da natureza.

Coordenado pelos professores Fernando Rodrigues e João Vicente Lima, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o Grupaaes tem como principal função aglutinar pesquisas, estimular a formação teórica e metodológica, e realizar estudos integrados, por meio dos quais são possíveis investigações de fenômenos existentes entre os grupos humanos contemporâneos. Sob essa perspectiva, o grupo tem a atenção voltada para uma agenda de problemas que inter-relaciona a redução relativa das pressões sobre os indivíduos em decorrência de incertezas do ambiente natural – como em situações de fome, sede, enchentes ou doenças – em detrimento do aumento relativo das pressões originadas pela maior interdependência dos homens entre si.

“O aumento das ligações entre os indivíduos teve como uma de suas consequências, acompanhado da relativa redução do sofrimento advindo do ambiente não humano, uma elevada diversificação dos jogos simbólicos e afetivos que os homens desempenham uns para os outros. Desse modo, as simbolizações representam as principais fontes de obtenção de satisfação e de frustrações que estão na base da estrutura de conflitos e de lutas por reconhecimento no mundo contemporâneo. A relevância desse problema pode ser avaliada quando consideramos o fenômeno durante o século 20, quando houve aumento da distribuição do dinheiro entre diferentes grupos humanos e a diversificação de demandas no que tange ao consumo de bens simbólicos, como educação, religião, diversão, tecnologias, comunicação, informação e acesso a bens políticos de intervenção”, ressaltou Fernando Rodrigues.

Para ampliar as discussões sobre o assunto, o 1º Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Ambiente, Afetos e Economia das Simbolizações promove ciclo de debates durante todo a sua programação. Os coordenadores do Grupaaes, João Vicente Lima e Fernando Rodrigues, darão início ao encontro com as apresentações Novas tramas e percalços da sociologia contemporâneaDiversificação simbólica-afetiva, alterações sociotécnicas do ambiente e democratização da cultura, respectivamente.

Para a manhã do evento também estão previstas as mesas-redondas Lutas simbólico-afetivas, mercados de diversão e gêneroIntelectuais religiosos e leigos e as interfaces com a figuração do popular. Durante a tarde, o seminário prossegue com debates sobre os temas Estruturas sócio afetivas, Estado e economias morais eEconomia das Simbolizações e as Dinâmicas da Diversão Contemporânea.

As inscrições para o encontro são gratuitas e acontecem na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Sociologia, na sede do ICS, situada no Campus A. C. Simões. Os interessados também podem entrar em contato com a organização do seminário por meio do endereço eletrônico pos.sociologiaufal@gmail.com.