Sisu na Ufal: cotistas seguem protocolo para matrícula

O resultado do deferimento após análise de documentação será divulgado na próxima quarta-feira, 23

Estudantes entregam documentação | nothing
Estudantes entregam documentação

Manuella Soares - jornalista

Acompanhados dos pais, muitos alunos selecionados na reserva de vagas chegaram na Universidade Federal de Alagoas para fazer a primeira etapa da matrícula, nesta sexta-feira, 18. A fila formada no hall da Reitoria para protocolar os documentos comprobatórios foi o caminho para aliviar a ansiedade. Everson da Silva veio de Coruripe com a mãe, a vendedora autônoma Mariene da Silva, que está orgulhosa com o desempenho do filho. “A gente trabalha pra conseguir uma educação para os nossos filhos. Eu tinha esse sonho de estudar, mas estou me realizando nele”, contou emocionada.

Everson sempre estudou em escola pública e conquistou uma vaga nas cotas do curso de Farmácia, que foi a 2ª opção dele no Sisu. “Estou muito feliz, mas ainda vou esperar a segunda lista de chamada para tentar uma vaga em medicina”, disse. Assim como ele, os alunos selecionados no curso de 2ª opção terão a chance de concorrer novamente nas vagas remanescentes do curso escolhido como 1ª opção. Caso o candidato não tenha sido chamado em nenhuma opção, disputa as vagas que sobrarem das duas opções. A segunda lista do Sisu será divulgada no dia 28 de janeiro.

Os documentos comprobatórios dos cotistas selecionados para cursar a graduação no Campus A.C. Simões estão sendo recolhidos no auditório da reitoria e prosseguem na segunda e terça-feira, 21 e 22. O aluno entrega a documentação, pega um protocolo e segue para sua respectiva coordenação do curso aprovado para finalizar a pré-matrícula. A aluna da Escola Silveira Camerino, Yana Ramos, trouxe todos os documentos exigidos no edital e a declaração da escola comprovando que ela concluiu os dois primeiros anos no ensino público e está matriculada no terceiro ano médio também em instituição pública. Essa declaração substitui provisoriamente o certificado de conclusão e o histórico escolar, já que algumas escolas ainda não entregaram os documentos.

“Assim que saiu a lista de chamada já comecei a separar os documentos. Foi uma correria, mas enfim, consegui e não serei prejudicada pela falta do certificado de conclusão”, comentou Yana. “Não vamos indeferir a matrícula das pessoas que estão na mesma situação, mas caso falte qualquer outro documento exigido no edital, o aluno deverá entrar com recurso no dia 24, para então quitar a pendência”, explicou o pró-reitor de graduação Amauri Barros. A documentação será analisada por uma equipe de assistentes sociais e o resultado preliminar da matrícula será divulgado na próxima quarta-feira, 23. Após o período de recuso, a homologação será divulgada no dia 25.

Bons exemplos

O sistema de cotas da Ufal destinou 1.300 vagas para os alunos oriundos de escolas públicas que se subdividem nos grupos que obedecem aos critérios de renda e etnia. Pedro Henrique Barros estudou no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e conquistou o primeiro lugar da reserva de vagas do curso de Engenharia da Computação. “É uma excelente oportunidade para eu realizar o meu sonho e seguir uma carreira”, disse.

“As notas dos cotistas estão bem semelhantes às de ampla concorrência. Alguns alunos até poderiam entrar fora do sistema de cotas, porque a nota foi superior ao ponto de corte geral do curso”, revelou Zeuxis Costa, coordenador do Sisu na Ufal.

O sonho de cursar uma graduação na Universidade Federal de Alagoas fez o comerciário Aluísio dos Santos, de 41 anos, se esforçar para estudar para o Enem. Incentivado pela esposa, concluinte de Letras, Aluísio retomou os estudos e conseguiu a aprovação no curso de Geografia. “Minha motivação foi essa minha cara-metade! Estou ansioso, com frio na barriga por finalmente ter uma graduação. Quando quer, a pessoa sempre arruma um jeito, um tempinho para conciliar o trabalho e o estudo. Vale a pena!”, evidenciou, com a maturidade de quem está determinado a realizar uma meta.