Sisu: nordestinos são aprovados em 79% das vagas da Ufal

Os alunos alagoanos obtiveram as melhores notas em 70 cursos

Manuella Soares - jornalista

Nesta sexta-feira, 18 a Universidade Federal de Alagoas começa a receber os documentos para a matrícula dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada. De acordo com os dados do Sisu 2013, 79,12% dos alunos aprovados para cursar a graduação na Ufal, são nordestinos. Os estudantes de Alagoas conquistaram quase metade das vagas oferecidas nos três Campi (41,8%). Em seguida, a maior concentração de alunos selecionados são oriundos de Sergipe (12,4%), Bahia (11%) e Pernambuco (9,2%).

O Sul do país foi a região que menos aprovou alunos na seleção do Sisu 2013 para a Ufal, atingindo a marca de 1,8% das vagas. Na sequência, estão as regiões Centro-Oeste (3,3%), Norte (3,4%) e Sudeste (12,3%). Outro dado em destaque na seleção desse ano, é que 67,3% dos primeiros lugares nos 104 cursos, foram ocupados por alunos de Alagoas. Isso significa que os estudantes alagoanos tiveram as melhores notas em 70 cursos da Ufal.

A região Nordeste aprovou a maioria absoluta tanto no Campus A. C. Simões (80,65%), como nos Campi do interior: Arapiraca, com 76,97% e Sertão com 73,44% de alunos nordestinos. “Deixamos claro que esses dados ainda não são definitivos, porque ainda teremos a segunda chamada e as listas de espera. Nossa expectativa é que ao fim do processo a taxa de ocupação das vagas só por Alagoas seja superior a 85%, como ocorreu em 2012”, explicou o pró-reitor de graduação Amauri Barros.

Essa estimativa é baseada no número de alunos de outros estados aprovados para os cursos escolhidos como segunda opção. Foram cerca de 1.300 selecionados, o que possibilita a melhora dos indicadores de Alagoas após a confirmação da matrícula presencial.

Cursos mais procurados por alagoanos

Em Medicina, o mais concorrido, o número de candidatos selecionados do Estado aumentou 50% em relação ao ano passado. Apesar de bem procurado por estudantes de fora, a maior taxa de ocupação é de Alagoas, somando aos 53,8% do total de nordestinos.

Outro motivo de orgulho alagoano é que 85% das vagas do curso de Ciências da Computação serão ocupadas por alunos do próprio Estado. O curso do Instituto de Computação foi eleito esse ano o segundo melhor do Nordeste, com nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A nota do Enem utilizada pela Ufal no Sisu permitiu a classificação de 45% de alagoanos no curso de Odontologia; 41,3% em Engenharia Civil; 50% no de Enfermagem; 65,7% no curso matutino de Serviço Social; e 57,5% no de Administração.

Cotistas

De acordo com os dados do Sisu 2013, os aprovados na reserva de vagas da Ufal alcançaram notas semelhantes aos alunos da ampla concorrência. Segundo Amauri Barros, em algumas classes de renda a pontuação dos cotistas foi até superior às notas dos candidatos gerais.