Ufal aprova cerca de 500 bolsas para novos projetos

A vice-reitora Rachel Rocha comemora o programa que vai contribuir para melhoria do desempenho de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica


- Atualizado em
A vice-reitora Rachel Rocha comemora os números do projeto

Deriky Pereira - Estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas torna pública a lista das propostas contempladas para o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter). As 456 bolsas disponibilizadas pelo programa serão distribuídas para os 73 projetos aprovados para os três campi e suas respectivas unidades de ensino.

A lista com os projetos aprovados está disponível no portal da Ufal e pode ser vista na página de Concursos e Editais e nela, estão contidos aqueles que foram aprovados plenamente e os que foram contemplados com ressalvas. Essas ressalvas serão enviadas para os respectivos coordenadores dos programas para quer sejam feitos alguns ajustes.

“As ressalvas serão enviadas individualmente para os professores coordenadores dos projetos. A partir da data do envio, será dado um prazo de cinco dias úteis para que as ressalvas sugeridas pela comissão organizadora sejam atendidas e os projetos, então, serão reenviados para o mesmo endereço do Painter divulgado por ocasião do envio das propostas originais”, explicou a vice-reitora Rachel Rocha.

Os coordenadores dos projetos que necessitam de observações devem enviar as propostas reformuladas para o endereço eletrônico painter@proest.ufal.br. O prazo de recurso para os projetos que foram indeferidos vai até sexta-feira, 25. A Proest vai divulgar, na próxima semana, a lista de cadastro dos 1.715 alunos disponíveis, por área, para participar das atividades, obedecendo aos critérios de vulnerabilidade.

A seleção dos estudantes que vão concorrer às 456 bolsas do Painter será realizada de 1º a 15 de fevereiro. “Os professores poderão convocar o aluno da área que necessita para as atividades do projeto. Vamos colocar o aluno do campo da sua formação, com experiência relativa à acadêmica”, ressaltou o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim.

E a vice-reitora complementou. “Estamos cumprindo a promessa de campanha de focar o aluno para as atividades de formação. Além de atender a uma reivindicação estudantil, nós conseguimos integrar os professores mestres nas pesquisas institucionais”, destacou Rachel Rocha.

O programa

O Painter é um programa realizado em conjunto pelas pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst) com a intenção de contribuir para melhoria do desempenho de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, a fim de consolidar sua presença na instituição.

Cada proposta aprovada no Painter dá direito a seis bolsas para alunos de diferentes cursos de graduação dos campi da Ufal que estejam, de forma obrigatória, inscritos no cadastro de alunos em vulnerabilidade econômica da Proest.

Ainda de acordo com Pedro Nelson, o Painter serviu de exemplo para outras universidades. “Apresentamos esse programa no Fórum de Pró-reitores Estudantis realizado no final do ano passado em Natal e ficamos agraciados com a receptividade. Acreditamos que a ideia será implantada em várias instituições que demostraram interesse”, disse.