Unidade de Viçosa oferece treinamento para controle de brucelose e tuberculose

O curso pretende habilitar médicos veterinários para padronizar as ações de controle das doenças e diminuir os riscos sanitários dos produtos bovinos e bubalinos


- Atualizado em

Ascom Ufal

Estão abertas as inscrições do curso de treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e da tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET). O curso é destinado para a habilitação de médicos veterinários da iniciativa privada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O treinamento será realizado de 04 a 08 de março, na Fazenda São Luís, em Viçosa.

O curso será ministrado pelos professores Wagnner Porto, Karla Patrícia e Annelise Nunes, que estão habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A realização e a aprovação em curso de treinamento são necessárias para que o médico veterinário habilitado possa executar as atividades previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Para este módulo são oferecidas 20 vagas. O curso será composto por aulas práticas e teóricas, num total de 40 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-1904; 3214-1905 e 9941-0150.

Treinamento

Os cursos de treinamento, reconhecidos pelo Ministério, são ministrados em instituições de ensino ou pesquisa, com o objetivo de atualizar os conhecimentos e padronizar as condutas e ações sanitárias dos profissionais que vão atuar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose.

O Programa tem como objetivo, baixar a prevalência e a incidência de brucelose e tuberculose bovina, bem como criar um número significativo de propriedades certificadas que ofereçam ao consumidor, produtos de origem animal de baixo risco sanitário. As ações são focadas na vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre 3 a 8 meses, contra a brucelose, incremento no número de exames realizados, treinamento de médicos veterinários habilitados e cadastrados.