Artigo de professora de Geografia é aprovado para apresentação em Congresso Internacional

A pesquisa analisa a formação de professores para a Educação Inclusiva e será apresentada na Universidade de Évora, em Portugal


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Jacqueline Praxedes, do Instituto  de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) | nothing
Jacqueline Praxedes, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema)

Lenilda Luna - jornalista

Antes de acompanhar três alunos de graduação de Geografia, que vão participar do Encontro de Geógrafos da América Latina, de 8 a 12 de abril, em Lima, no Peru, a professora Jacqueline Praxedes de Almeida se prepara para outra atividade internacional de pesquisa. O artigo de autoria dela, intitulado "A formação docente para a prática da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas” foi aprovado para ser apresentado no 2º International Conference Learning and Teaching in Higher Education & Learning Orchestration in Higher Education, que será realizado em Évora, Portugal, nos dias 21 e 22 de março.

O artigo foi produzido a partir dos dados obtidos por meio do projeto de pesquisa “O curso de Pedagogia da Ufal e a formação docente para a prática da Educação Inclusiva”, que investiga como vem se processando a formação de professores da universidade, no curso de Pedagogia, para a prática da educação inclusiva das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A produção e apresentação desse trabalho está vinculada ao curso de doutorado, cursado pela professora Jacqueline Praxedes de Almeida, na Universidade de Évora, em Portugal.

A 2ª Conferência Internacional Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior está sendo organizada pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e Universidade do Minho. O evento será financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este ano, a conferência vai debater a qualidade do ensino e aprendizagem no contexto do ensino superior, buscando superar uma certa resistência em debater a relação de ensino-aprendizagem nas universidades. "A ideia de que pedagogia apenas diz respeito à relação do professor com crianças ou jovens até ao ensino secundário permaneceu latente, tornando estéril qualquer discussão que, na perspectiva de alguns, seria desnecessária e até contraproducente no ensino superior", questionam os organizadores do evento

Neste contexto, para a professora Jacqueline Praxedes de Almeida, a oportunidade de apresentar um artigo sobre formação de professores para a educação inclusiva, num evento internacional, é muito positiva para a Ufal e especificamente para o Instituto  de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). "Vamos apresentar os esforços feitos na Ufal para promover uma formação docente voltada para a inclusão, com vários elementos importantes, como a mudança de concepção de educação, de escola, de prática pedagógica, de currículo, de avaliação, considerando que nenhum destes elementos surtirá efeito se não houver a educação e a capacitação dos professores para a prática de uma Educação Inclusiva", destacou a professora.