Campus do Sertão comemora 3 anos de ensino superior no semiárido alagoano

Chegada da Ufal ao interior levou educação e oportunidades para jovens da região

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Há três anos o interior alagoano vivencia processo de transformação, desenvolvimento e oportunidades. No dia 15 de março de 2010, com a criação do Campus do Sertão, jovens sertanejos encontraram na educação um motivo para crescer pessoal e profissionalmente. O ensino superior chegou à casa de garotos com pouco acesso a condições básicas de vida, como água, luz, saneamento básico e ruas asfaltadas. Os locais escolhidos para a expansão da Universidade Federal de Alagoas no semiárido do Estado foram Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, mas as salas de aula passaram a acolher alunos de diferentes municípios da região.

Atualmente, o Campus do  Sertão conta com cerca de 1.200 alunos e 117 servidores públicos, sendo 82 professores e 35 técnicos administrativos. A sede, situada em Delmiro Gouveia – município localizado a 305 km de Maceió – , conta com seis cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Letras, Pedagogia, História e Geografia. Já em Santana do Ipanema são oferecidos os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Para o diretor acadêmico do Campus, Gabriel Soares Bádue, a comemoração dos três anos de instalação da universidade na região semiárida possui marcos importantes. “Nós começamos nossas atividades com sede provisória, em escola estadual localizada em Delmiro Gouveia. Agora, já possuímos sede própria, cuja finalização da obra está prevista para o fim de março deste ano. Nossa estrutura consegue abrigar professores, grupos de estudos e núcleos de pesquisas”, ressaltou o professor.

A interiorização da Ufal possibilitou mais perspectivas para formação acadêmica de jovens que concluem o Ensino Médio e não têm condições socioeconômicas para estudar em outros locais. Os três pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão – já chegaram ao Sertão de Alagoas e têm movimentado a região.

“O Campus possui diversas ações de pesquisa e extensão. Temos Laboratório de Energia Solar; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação; e Núcleo de Pesquisa em Arqueologia e História. Além disso, temos programas de extensão que apreendem a comunidade local e impactam diretamente a sociedade. No ano passado, por exemplo, oferecemos curso preparatório de Matemática para alunos que realizariam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, destacou o diretor acadêmico.

Nos últimos anos, a internacionalização tem sido o novo desafio. No interior, essa realidade é crescente. “Em Alagoas, a atuação dos nossos estudantes é muito forte. Em processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual da Educação, muitos aprovados para monitoria eram nossos alunos de graduação. Também evidenciamos intensa participação dos alunos em eventos nacionais, com apresentação de trabalhos em vários estados brasileiros. Mas, outro aspecto importante é o grande fluxo de alunos envolvidos em programas de intercâmbio internacional. Já tivemos acadêmico selecionado para o Top China, em 2012, e três alunos aprovados em programas de mobilidade para Portugal”, enfatizou Bádue.

Novidades em 2013

Na próxima quarta-feira, 20, serão realizadas novas eleições para diretor acadêmico do Campus do Sertão. Ainda neste ano, serão finalizadas as primeiras turmas de graduação da Ufal no semiárido de Alagoas, passo importante para consolidação dos cursos recém-criados.