Comitê de Ética debate seus trabalhos na área internacional

O professor José da Silva Ribeiro, da Universidade Aberta de Portugal, falou aos presentes sobre sua experiência em pesquisas antropológicas realizadas em âmbito internacional

Reunião do Comitê de Ética | nothing
Reunião do Comitê de Ética

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Os membros do Comitê de Ética e Pesquisa (Cep) da Universidade Federal de Alagoas participaram, na sexta-feira,  1º de março, de uma capacitação interna sobre a ética na pesquisa por um olhar internacional. O convidado foi o professor José da Silva Ribeiro, da Universidade Aberta de Portugal, que debateu com os presentes sobre as reflexões éticas de seus trabalhos, realizados em países como Brasil, África e Portugal.

De acordo com a coordenadora Deise Juliana, essa capacitação é importante para todos, visto que o Comitê é formado por membros de diversas formações. “A nossa formação se dá no sentido de pesquisa qualitativa e quantitativa, trazendo a influência de outros profissionais, visto que o Comitê é formado por membros de formações variadas. Como o professor tem produções na área da antropologia, ele discutiu conosco sobre as reflexões éticas desses trabalhos e sua experiência em âmbito internacional”, explicou.

Essa foi a primeira de uma série de capacitações a serem realizadas para os membros. “A gente vai fazer essas palestras de dois em dois meses, sempre chamando algum membro externo”, destacou Deise, ao complementar que, para o segundo semestre, a ideia é lançar um curso mais amplo, via Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) em parceria com a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). “Além disso, para o segundo semestre, nós vamos lançar um curso para os membros do comitê de ética e comunidade, em modo presencial e a distancia”, destacou a coordenadora.

Para a professora Manuela Mika Jomori, da Faculdade de Nutrição (Fanut), o encontro serviu para que os membros do comitê pudessem ter um olhar mais amplo na hora de analisar pesquisas nesse campo. “O professor abordou as pesquisas mais antropológicas em que o pesquisador cria uma relação de proximidade com o sujeito. Para nós do comitê, essa discussão é importante, pois enriquece o nosso critério no momento de avaliação das pesquisas”, salientou.

A coordenadora Deise Juliana também destacou o funcionamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa. “O nosso trabalho visa proteger os pesquisadores nos aspectos éticos da pesquisa. Nosso funcionamento se dá por reuniões semanais para analisar os projetos e discutirmos a questão da ética na pesquisa, com a função de capacitar e discutir a ética na universidade. A gente não trabalha em pesquisa sem a perspectiva ética e o comite é um parceiro no sentido de qualificar cada vez mais as pesquisas na Ufal”, revelou.