Conselho Universitário aprova dois novos cursos a distância
Também foram confirmadas novas turmas de especialização da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
- Atualizado em
Roberto Amorim - Jornalista
Depois da aprovação, por unanimidade, na Câmara Acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, o Conselho Universitário (Consuni) também aprovou, na reunião da segunda-feira (11), a oferta dos cursos de graduação de Química e Letras/Inglês na modalidade a distância.
Os conselheiros também deram parecer positivo para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) oferecer a terceira turma das especializações em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Para o diretor da Feac, Luís Antonio Cabral, as novas turmas de especialização são oportunidades de qualificar o servidor público e pessoas que estão interessadas em ingressar nessa carreira.
Nas duas turmas ofertadas anteriormente, foram mais de três mil inscritos. “Uma das características fundamentais das especializações é que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) são projetos práticos de propostas de melhoria do funcionamento de órgãos públicos no atendimento as necessidades da sociedade”, destacou o diretor, acrescentando que tem recebido informações de vários gestores de órgãos públicos federais, estaduais e municipais atestando a importância da aplicação dos projetos na prática.
Graduação
Para o coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Luis Paulo Mercado, a aprovação dos novos cursos de graduação mostra o empenho de todos os envolvidos. “Destacamos a Faculdade de Letras e o Institutito de Química, juntamente com o Campus Arapiraca, que elaboraram uma proposta de formação inicial de professores com qualidade, acreditando na modalidade a distância como espaço de inclusão no ensino superior”, ressaltou.
De acordo com o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel, a meta agora é trabalhar na articulação financeira para elaborar o edital. “A previsão é que esta terceira turma ocorra a partir de agosto de 2013”.
Em relação aos novos cursos a distância de Letras/Inglês e Química, Fernando Pimentel explicou que as propostas aprovadas pelo Consuni serão encaminhadas para a Chamada Pública da Diretoria de Educação a Distância da Capes, para que sejam analisadas e inseridas no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“O resultado final desta chamada ocorrerá em junho. A partir deste momento aguardamos a articulação da DED/Capes e a elaboração do edital. A previsão é que estes cursos possam ser ofertados para o 1º semestre de 2014”.
A Cied já oferta nove cursos na modalidade a distância, especializações e cursos de aperfeiçoamento em polos instalados em diversos municípios de Alagoas.