Pesquisadores da Educação a Distância publicam artigos em revista especializada

Textos refletem sobre diversos aspectos da modalidade Educação a Distância

| nothing

Roberta Araújo – Jornalista

A produção científica da equipe de pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem sido publicada na revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI), um dos mais importantes periódicos da área.

Nos artigos da última edição, os autores abordaram temas ligados à tecnologia e a educação, buscando não só mostrar reflexões teóricas, mas também apresentando estudos de casos com relatos de professores que vivenciaram o tema abordado.

A professora Yara Neves, por exemplo, assina o artigo “Percurso de uma formadora no Programa Um Computador por Aluno (UCA)”. No texto, ela descreve e analisa desde a implantação dos laptops na escola até a formação de professores em TIC. “A intenção do artigo é levar a reflexão desse processo de formação”, ressaltou a professora.

O coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos, Carloney Alves, é responsável pelo artigo “O laboratório de Informática como apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática”.

“A revista é interessante porque agrega profissionais, técnicos e estudantes de diferentes áreas do saber e preocupados com as modalidades presencial e a distância. É um espaço aberto para debates interinstitucionais a respeito de possíveis relações entre Educação, Comunicação, Interculturalidade. A preocupação central é a de construir uma cultura educativa, em que a diversidade, a inclusão, o respeito às diferenças de grupos étnicos, sociais, culturais se façam presentes”, reforça o professor Carloney.

A professora Rosana Sarita Araújo, coordenadora de Tutoria, também publicou na EDaPECI. O coordenador geral da CIED, Luis Paulo Mercado, além de autor de vários artigos publicados faz parte do Conselho Editorial da revista.

A revista é um periódico quadrimestral apoiado por organismos de ensino e pesquisa das universidades federais de Sergipe e de Alagoas, que tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais.