Profissionais de Enfermagem comemoram 50 anos de Associação em Alagoas

Homenagens póstumas serão feitas as enfermeiras e docentes da Ufal Noraci Pedrosa e Vera Rocha, referências na luta pela consolidação da profissão em Alagoas


- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

Uma solenidade nesta quarta-feira, a partir das 19 horas,  no Teatro Deodoro, marcará os 50 anos de criação da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) em Alagoas. Além da palestra de abertura  pela professora Auxiliadora Córdoba, da Universidade Federal de Minas  Gerais (UFMG), a data comemorativa consta de homenagens as sócias fundadoras da entidade e a todas as ex-presidentes. O ponto alto da solenidade será a homenagem póstuma as enfermeiras Noraci Pedrosa Moreira e Vera Lúcia Ferreira Rocha, referências na luta e dedicação na consolidação da profissão em nosso Estado.

A Aben-AL é presidida pela professora da Universidade Federal de Alagoas Regina Santos que destaca ser foco da associação,  a formação dos profissionais da área de Enfermagem em todos os níveis. "Com a Ufal, a associação local estreitou laços com participação de profissionais docentes em inúmeras atividades. Essa relação sempre foi de muito respeito e contribuição, na realização de eventos aos aspectos científicos, técnicos, políticos, éticos e culturais da Enfermagem”, frisou Regina Santos.

Ela acrescenta que através da Aben-AL o curso de graduação de Enfermagem da Ufal teve a oportunidade de participar da vida associativa da profissão e professores do curso integraram também a diretoria da entidade, ocupando vários cargos, inclusive o de presidente em várias gestões. Atualmente na vice-diretoria de eventos científicos está a professora Clodis Tavares,  e na vice-diretoria a professora Lenira Vanderley.

Prioridades

A presidente Regina Santos destaca que uma das prioridades da Aben de Alagoas é trabalhar em consonância com o Conselho Estadual de Educação, fórum legítimo de discussões sobre a necessidade ou não de abertura de cursos e Escolas de Enfermagem no Estado.

Objetivando qualificar e fortalecer a profissão no âmbito local, Regina Santos destaca ainda que na área de pós-graduação, o Centro de Pesquisas em Enfermagem  (Cepen) da associação no Estado vem  reunindo exemplares de dissertações e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) em sua biblioteca contribuindo assim, para a divulgação das pesquisas produzidas na área em Alagoas.

“A Aben nacional reúne   mais de cinco mil teses e dissertações disponibilizadas para o Brasil e outros países  e é um importante agente na discussão das pesquisas e pós-graduação para a Enfermagem brasileira. Para nós, a comemoração dos 50 anos da Aben-AL, significa o reconhecimento de tudo que esta “jovem senhora” fez e faz pelo desenvolvimento da Enfermagem Alagoana e o cuidado com que cuida da profissão”, enfatizou Regina Santos.

Um coquetel marcará o encerramento do cinquentenário da entidade.