Qualidade de vida aliada à prática de exercícios é tema de livro lançado pela Edufal
Na obra, o professor Jean Toscano contextualiza os conceitos que, muitas vezes, não são bem interpretados
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Longe dos conceitos de estereótipos de beleza, culto ao corpo e pessoas reféns de academia. Para Jean Toscano, atividade física e qualidade de vida contemplam muito além do que hoje virou expressão comum, perdendo o real sentido das palavras. As teorias e conclusões do professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas estão no livro “Qualidade de vida também é atividade física”, lançado na manhã desta quarta-feira (6), no auditório da Reitoria.
“A qualidade de vida é uma expressão que já foi usada para tantos fins, que já houve até sugestão de tirá-la da nossa língua. Outro termo massivamente utilizado é o de atividade física. Isso tudo é tão complexo que fica até difícil saber minimamente o que se deve fazer”, observou.
Para mostrar a banalidade no uso das expressões, Toscano iniciou a apresentação do livro mostrando uma propaganda que vendia jazigos num cemitério para obter conforto e qualidade de vida (quem tiver curiosidade em ver o anúncio, http://www.memorialdocarmo.com.br/). Aproveitando a brincadeira, ele questionou o público presente, se seria essa a qualidade de vida desejada. O professor aceitou os risos como resposta e continuou a apresentação num tom informal para chamar atenção à seriedade do assunto.
“Na primeira parte do livro, eu contextualizo a relação da qualidade de vida operacionalizando a atividade física, ou seja, o que fazer, como fazer e como ela pode impactar nas pessoas. Num segundo momento, eu ilustro a qualidade de vida em crianças, obesos, autistas, idosos, no ambiente de trabalho e nas grandes cidades”, destacou Toscano. Segundo o autor, ainda existem muitos mitos relacionados à saúde de pessoas obesas, por exemplo. “Um obeso ativo pode ser tão ou mais saudável do que alguém com peso ideal, porém, sedentário”, explicou.
O livro ressalta ainda as pesquisas que fundamentaram a qualidade de vida aceitável, ou desejada. Independente de nação, sexo, cor ou religião, estar socialmente integrado, sentir-se bem fisicamente, possuir boas condições físicas e ser funcionalmente competente seriam pré-requisitos para isso.
O autor
José Jean de Oliveira Toscano tem graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1994), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2005), e é doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, além de ser professor assistente da Ufal.
Autor de outros dois livros, “Obesidade Mórbida: abordagem multidisciplinar” e “Caminhada Consciente”, o professor trabalha na área há cerca de dez anos e conta que as pesquisas realizadas em vários estados do Nordeste contribuíram para adaptar o livro “Qualidade de vida também é atividade física” à realidade da região. Para esta bibliografia, ele contou com a parceria da professora Cristiane Toscano, que colaborou no capítulo sobre autistas. A obra foi publicada pela Edufal e pode ser adquirida por R$ 25 na própria editora, que funciona no prédio da reitoria, no Campus A.C. Simões.
Próximo lançamento
Após o sucesso na divulgação do livro para a comunidade acadêmica no auditório da Reitoria da Ufal, o professor Jean Toscano fará o lançamento para o público em geral no Museu Théo Brandão, na próxima quinta-feira, 7, às 19h30.