Solicitação de compra de livros pode ser feita à Biblioteca

Prazo termina no dia 21 de abril e vai beneficiar os usuários da BC com um acervo cada vez mais diversificado e atual

Janaína Xisto, diretora da BC e Janis Cavalcanti, da Divisão de Coleções | nothing
Janaína Xisto, diretora da BC e Janis Cavalcanti, da Divisão de Coleções

Manuella Soares - jornalista

O Sistema de Bibliotecas (Sibi) está com o período de pedidos de livros para 2013 aberto até o dia 21 de abril e conta com o apoio técnico nos cursos da Ufal. Todos os coordenadores podem solicitar a compra de livros para complementar o acervo da Biblioteca Central e das setoriais. Para formalizar o pedido das bibliografias, é preciso acessar o site do Sibi e utilizar o login e a senha já encaminhados aos coordenadores por meio de um memorando.

O sistema exige apenas o preenchimento de alguns dados técnicos como nome da obra, autor, editora e outras informações específicas que facilitam o estudo de acervo que é feito posteriormente. De acordo com a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Coleções, Janis Cavalcanti, os pedidos dos coordenadores serão atendidos seguindo as exigências do Ministério da Educação, que avalia as necessidades bibliográficas de cada curso.

“O importante é que eles entrem no sistema para solicitar os livros, porque precisamos abrir o pregão em tempo hábil. É um trabalho que vai beneficiar os alunos e os professores dos cursos, que terão acesso ao material na biblioteca”, ressaltou Janis.

A preocupação com o cumprimento do prazo para os pedidos é para evitar o que aconteceu no ano passado, quando o recurso destinado para compra de livros não foi totalmente utilizado. “Além da greve, que atrasou os pregões, cerca de 80% dos coordenadores não enviaram as solicitações de compra de obras logo no primeiro prazo estabelecido”, explicou. Janis ressalta ainda que do período de sugestão de novos livros até a chegada e catalogação do material, a equipe precisa de cerca de seis meses para disponibilizar as obras nas prateleiras na biblioteca, por isso a importância da colaboração e agilidade dos coordenadores.

Melhorias

Recentemente a Biblioteca Central passou por reformas físicas e estruturais. Além da manutenção do prédio com reparos e pintura, alguns serviços foram alocados para facilitar o acesso dos usuários. Toda a parte da Base de Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que antes funcionava no primeiro andar, foi transferida para a área junto ao Repositório Institucional, que são os artigos e Trabalhos de Conclusão de Curso. Essa mudança unificou o material digitalizado da biblioteca dando mais visibilidade aos terminais de consulta, no saguão principal.

A equipe de pregão também passou por reestruturação e, agora está vinculada ao setor de compras da Divisão de Desenvolvimento de Coleções (DDC). A Divisão de Serviço ao Usuário ganhou novos servidores e bolsistas e, pensando na segurança de todas as pessoas que trabalham ou frequentam o local, algumas melhorias foram realizadas nas salas do andar superior, permitindo o monitoramento de quem circula pelos espaços comuns. Novos equipamentos detectores de metal foram adquiridos e chegarão em breve para instalação na BC e nas bibliotecas setoriais.

Mas a principal e mais impactante melhoria está em processo de elaboração. A aquisição de um gerador de energia vai resolver o problema das constantes oscilações da rede elétrica do prédio, que prejudicam o sistema de consulta e empréstimo. Sanada essa questão, a diretora-geral da BC, Janaína Xisto, explica que o projeto de informatização do sistema será concretizado. O empréstimo de livros será feito por leitor de código de barras e o usuário vai poder renovar o período por meio da internet, de qualquer lugar. “Isso vai dar mais celeridade e facilidade ao processo. As pessoas vão receber notificações por e-mail lembrando sobre as datas de entrega dos livros e poderão renovar o prazo pelo site doSibi. A modernidade pede, e a gente ainda estava atrasado, mas isso está perto de se realizar”, destacou Janaína.

Sobre a Biblioteca Central

O acervo atual da biblioteca conta com mais de 41 mil títulos e mais de 220 mil exemplares disponíveis para alunos, técnicos e professores da Instituição. Está em andamento um novo pregão para compra de mais 1.400 títulos e nove mil exemplares que serão distribuídos entre a BC e as 12 setoriais.

O orçamento de 2012 para o setor permitiu o investimento de cerca de R$ 1.700.00 (um milhão e setecentos mil reais) em bens permanentes e serviços. O horário de funcionamento do espaço destinado à leitura e empréstimo de livros é de 7h às 21h45, de segunda à sexta-feira; e de 8h às 14h, aos sábados.