Ufal articula implantação de polo da UAB em Matriz de Camaragibe

Reitor e coordenadores da Cied receberam prefeito e secretária de Educação da cidade

Reitor recebe equipe do interior | nothing
Reitor recebe equipe do interior

Mauricélia Ramos - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas planeja expandir a educação a distância para mais interiores de Alagoas e, por isso, o reitor Eurico Lôbo recebeu o prefeito de Matriz de Camaragibe, Marcos Paulo do Nascimento, e a secretária Municipal de Educação, Teresa Cristina da Silva Nascimento, interessados em receberem um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) naquela cidade do Litoral Norte do Estado.

Os coordenadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, apresentaram aos presentes os impactos educacional, social, político e econômico trazidos pela instalação de um polo da UAB no município. “Cada cidade que recebe polo de educação a distância proporciona otimização dos estudos da população, que deixa de ter a necessidade de se deslocar para buscar educação superior e pós-graduação de qualidade”, ressaltou Luís Paulo.

O reitor Eurico Lôbo enfatizou a importância da educação a distância nos dias atuais, ao afirmar que as universidades do mundo, incluindo Havard, têm programas e ações desse tipo. Destacou o avanço dessa modalidade na Ufal e enfatizou que Matriz do Camaragibe tem condições de ter um polo de qualidade. “O Estado de Alagoas necessita ter o número de polos suficiente, com estrutura adequada, para atender a expansão do ensino superior, meta importante de nossa gestão”, destacou o reitor.

O compromisso de iniciar a estruturação de um polo da EAD na cidade ficou firmado e foram apresentados ao prefeito Marcos Paulo os vários cursos de graduação e pós-graduação, em nível de especialização, oferecidos pela Ufal e que podem ser ofertados no futuro polo. “Temos uma grande demanda na região, que tem sido atendida por instituições de ensino da capital ou de Maragogi. Vamos contar com o apoio de vocês para, a partir de agora, conseguirmos estruturar um polo de EAD na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

A proposta de criação de um novo polo precisa antes ser apreciada pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), providência que será intermediada pela Cied.