“Abril Indígena” acontece durante a programação do 1º Alagoas Caiite


- Atualizado em

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O “Abril Indígena”, promovido anualmente pelo Museu Théo Brandão (MTB), será realizado durante a programação do 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. A programação acontece entre os dias 23 e 25 deste mês, na sala temática “Seriguela”, no Centro de Convenções, onde o congresso está sendo realizado.

O evento vai reunir representantes de instituições que trabalham a questão indígena, como é o caso da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público Federal (MPF), além de pesquisadores especializados nessa temática, de universidades de Alagoas, Pernambuco, Goiás e Brasília.  Os temas abordados tratam de questões variadas no contexto indígena, como educação, saberes tradicionais, filmes etnográficos, territorialidade, saúde e culturas indígenas, entre outros assuntos relevantes.

O “Abril Indígena” é aberto ao público em geral. A programação completa pode ser acessada no arquivo em anexo. De acordo com um dos organizadores do evento e professor da Ufal, Siloé Amorim, o acontecimento servirá para consolidar a luta dos povos indígenas e suas comunidades frente à sociedade. “Os debates irão contribuir significativamente para o conhecimento sobre as questões indígenas contemporâneas mais relevantes, irá também, de forma particular, fortalecer e dar visibilidade à história e à trajetória dos povos indígenas em Alagoas e Sergipe”, salientou Amorim.