4º Femufal premia melhores músicas
Jurados também escolheram como melhor interpretação a cantora que levou o ritmo afro para o palco do Gustavo Leite
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Do Campus A.C. Simões para o palco do Teatro Gustavo Leite. As letras das músicas assinadas por estudantes venceram a disputa do 4º Festival de Música da Ufal, o Femufal. Canções que saíram do papel, ganharam melodia, interpretação e externaram o talento de artistas que tiveram aos pés um teatro lotado de consumidores de cultura.
Pela segunda vez consecutiva, a estudante Andrea Laís foi premiada com a melhor música. Ela compôs, junto com Arnoud Borges e, interpretou toda a emoção de “Janela em Cores”. Surpresa com a vitória, ela fala do privilégio de participar de um festival com toda essa estrutura. “Foi uma grande oportunidade, uma vitrine pra quem faz um trabalho a lentos passos de mostrar alguma coisa para um público maior. O espírito do festival é fazer a festa com a música e a final é só mais um resultado positivo. Devo essa vitória à Deus, à minha família e aos meus compositores e à todo mundo que está perto de mim, me apoiando”, disse.
Um festival de todos os ritmos é a síntese da arte democrática, que dá oportunidade de expressar a cultura, assim como mostrou a música vencedora do segundo lugar: Agô. Numa composição em parceria com Ticiane Simões, a cantora e intérprete Luana Costa, pediu licença, assim como o significado do título, para compartilhar um pouco da religiosidade da matriz africana. Saldando os afro-caetés, ela contou o que sentiu quando a música levantou o teatro. “Foi emocionante, porque esse ano eu estou vendo as portas se abrindo para outras vertentes. Alagoas tem esse movimento percussivo como tradição, mas isso não é visto nos festivais, então, aqui eu vejo como uma coletividade mesmo, uma mistura. Ouvidos que nunca sonharam em nos escutar, ouviram hoje por causa do Femufal”, contou.
O terceiro lugar premiou a música dos estudantes de Química, André Felippe e Josenildo Gomes. As águas de Alagoas foram homenageadas na letra que deu à trilha do mar, versos harmoniosos sob a interpretação de um dos compositores, o Josenildo. Além das três músicas vencedoras, todas as outras finalistas apresentadas nas três etapas (9 músicas) serão gravadas no CD do 4º Femufal, que será lançado em 2014, na 5º edição do Femufal.
Melhor intérprete
O Festival de Música da Ufal, o Femufal, promovido pela Pró-reitoria Estudantil, revelou talentos e reafirmou a capacidade de artistas que já são íntimos do palco. O prêmio de melhor intérprete ficou para Luana Costa, que interpretou a música Agô. “É tudo muito natural pra mim, eu gosto muito de falar do que eu escrevo, porque eu acho que estou me expondo ali, de certa forma, mas é uma exposição tão positiva que você acaba trazendo as pessoas pra perto de você, porque é legal quando a gente manda uma ideia, uma certeza do que você está falando ali”, revelou Luana, como conseguiu ser aclamada pela plateia e ganhar as boas notas dos jurados.
O júri do 4º Femufal foi composto por um time de profissionais renomados nas suas áreas de atuação. Por meio da coordenação do pró-reitor Pedro Nelson e da professora Ruth Vasconcelos, os convidados para integrar o corpo de jurados foram Stela Lameiras, Rita Namé, Rui Agostinho, Edson Bezerra, Alípio Martins, Isabelle Rocha, José Roberto Santos, Edson Lino e Máclem Carneiro.