Abertas inscrições para cursos semipresenciais de Especialização e Aperfeiçoamento

Cursos contemplam as áreas de Educação no Campo, Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Escola

Roberta Araújo – jornalista

Juliana Cavalcanti – estudante de Jornalismo

Até o próximo dia 14 de abril, a Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas para processo seletivo lato sensu para curso de especialização em Educação do Campo. A seleção também acontece para cursos de aperfeiçoamento em Educação para Relações Étnico-raciais e em Gênero e Diversidade na Escola. Os três serão realizados na modalidade semipresencial.

A instituição oferta 125 vagas para a especialização em Educação do Campo, distribuídas entre municípios de Arapiraca, Maragogi, Maceió, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema – locais onde estão situados os polos de Educação a Distância (EaD), em Alagoas. Para o curso de aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais são disponibilizadas 222 vagas, distribuídas nos polos de Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios e Maceió. Já o curso de Gênero e Diversidade na Escola contabiliza 133 vagas, voltadas para Arapiraca, Maragogi, Maceió, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

Segundo o coordenador do Núcleo de Polos e Cursos da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Carloney Alves, os editais têm objetivos específicos. Ele destaca que a especialização em Educação do Campo pretende fomentar práticas pedagógicas e reflexões nas escolas alagoanas. “O objetivo é formar, em nível de pós-graduação lato sensu, educadores e gestores da educação do campo, técnicos das redes públicas de educação, e integrantes dos movimentos sociais e sindicais do campo em Alagoas. Isso permite fundamentar o processo de reflexão das temáticas relacionadas tanto às práticas pedagógicas quanto às questões da gestão nas escolas do campo”, ressaltou.

O professor também explicou que os cursos de aperfeiçoamento foca na formação continuada a distância, por meio da capacitação de professores e gestores em educação do sistema de Educação Básica Brasileira. O intuito é atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Além disso, o projeto busca a valorização da diversidade étnico-racial, da equidade de gênero, e da contestação a qualquer forma de discriminação social.