Abertura oficial do 1º Alagoas Caiite: batuque, coral e orquestra foram as atrações

Instituições engajadas no evento participaram da abertura oficial presidida pela vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha


- Atualizado em
Mesa de abertura presidida pela vice-reitora Rachel Rocha | nothing
Mesa de abertura presidida pela vice-reitora Rachel Rocha

Manuella Soares - jornalista 

O som afro e ritmado do grupo alagoano Batuque-yá recepcionou os participantes do 1º Alagoas Caiite na abertura oficial do evento, realizada na noite da segunda-feira (22), no Centro de Convenções de Maceió. Os congressistas também ouviram as vozes afinadas do Corufal, que prepararam belas peças desde Mozart ao alagoano Djavan, para dar as boas vindas no primeiro dia do Congresso Alagoano Integrado de Inovação e Tecnologia. 

A mesa de abertura foi a síntese do objetivo do evento: integração. Autoridades representando todas as instituições envolvidas resumiram a importância de se engajar no 1º Alagoas Caiite, e, numa atitude de reconhecimento, o reitor Eurico Lôbo passou a presidência dos trabalhos da mesa para a vice-reitora Rachel Rocha, que esteve à frente da realização do congresso. Ela fez questão de listar todos os agradecimentos a quem colaborou nos preparativos, em especial à Joabson dos Santos, da Ufal, responsável por coordenar toda organização com serenidade e competência e, dividiu com a plateia a fase de amadurecimento do evento. 

“O 1º Alagoas Caiite foi pensado com dois grandes objetivos: socializar com a sociedade alagoana o conhecimento produzido pelas instituições e fortalecer redes de pesquisa. Chama-se Caiite numa clara homenagem aos índios Caetés, homens e mulheres criativos, guerreiros, coletivos. Estamos exercitando nossa capacidade de romper o isolamento e de pensar uma Alagoas melhor, mais forte e mais preparadas para os grandes desafios”, disse Rachel Rocha em seu discurso de abertura. 

Integração 

A diretora acadêmica da Fits (Faculdade Integrada Tiradentes), Ana Paula Freitas, fez uma alusão ao tema do Caiite – Compartilhar Saberes, Multiplicar Conhecimentos. “Esse é o momento de compartilhar e multiplicar o que fazemos de melhor. Alagoas está despontando para ser reconhecida pela ciência. Podemos congregar esta ciência independentemente de onde está sendo feita. Ficamos muito honrados com o convite de participar desse evento”, disse, representando o  diretor da Instituição, Dario Arcanjo de Santana. 

A pró-reitora de pós-graduação do Cesmac externou o envolvimento da instituição no evento. “Queria dizer o quanto nós nos orgulhamos em fazer um evento pela educação superior. Não é fácil integrar, mas o trabalho foi junto e orquestrado. É uma iniciativa ousada e dinâmica , e é com muita alegria que o Centro Universitário Cesmac faz parte do 1º Alagoas Caiite”, disse Cláudia Medeiros, que representou o reitor do Cesmac, João Sampaio Filho. 

Os quatro cantos de Alagoas 

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, disse que a Uneal fortalece a educação superior no interior do Estado e por isso se sentia honrado em participar do congresso. “A integração entre o sistema universitário alagoano é o grande ponto positivo. Entendemos que devemos dar as mãos à grande família universitária para impulsionar a educação numa Alagoas que é marcada por tantas contradições. Sugiro, inclusive, formar um comitê a partir do 1º Alagoas Caiite, para fortalecer as políticas educacionais com foco no Estado. Seja para investir na profissional ou em todos os desafios que baterão à nossa porta”, ressaltou.

“O evento já nasceu grandioso e só temos a agradecer a Ufal por abrir as portas para esse trabalho integrado, porque só nos unindo podemos mudar o quadro educacional e social de Alagoas”, destacou o reitor Sérgio Teixeira Costa, reitor do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal. 

Apoio 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) deu todo o apoio financeiro e institucional necessários para a realização do 1º Alagoas Caiite. A diretora presidente, Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti, representando a instituição e o governo o Estado por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, transferiu as felicitações do secretário Eduardo Setton, e congratulou a todos numa ênfase especial á vice-reitora da Ufal. “Parabenizo a professora Rachel Rocha, que está à frente do evento e faço votos que a Fapeal também esteja presente, comemorando, os próximos Alagoas Caiite”, disse. 

Encerramento orquestrado 

Para abrilhantar a noite de abertura oficial dos trabalhos do 1º Alagoas Caiite, a orquestra da Ufal, regida pelo maestro José Alípio Martins, emocionou a plateia e foi ovacionada por encerrar as atividades em grande estilo.