Alunos de Santana do Ipanema fazem declaração de Imposto de Renda para a comunidade

Nesta quinta-feira (25), serão elaboradas, gratuitamente, 40 declarações no modo simplificado. As fichas de atendimento serão distribuídas a partir das 13h30

Lídia Ramires - jornalista colaboradora

Uma iniciativa das professoras Márcia Magalhães Omena e Maria do Socorro Coelho, da Unidade de Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas, aproximará ainda mais a Universidade da comunidade local. As professoras supervisionarão alunos do curso de Ciências Contábeis na elaboração gratuita de 40 declarações de Imposto de Renda para pessoas físicas, nesta quinta-feira, 25 de abril.

Os alunos selecionados e previamente treinados pelas professoras – que também são graduadas em Ciências Contábeis – realizarão uma triagem com os interessados, verificando a documentação do contribuinte e analisando se a declaração poderá ser realizada no modo simplificado, uma exigência do projeto.

“Nosso objetivo com essa prestação de serviço é, além de aproximar comunidade e universidade, colocar os alunos do curso em contato com a profissão que escolheram em uma ação da vida profissional”, esclarece a professora Márcia Magalhães Omena, coordenadora do projeto de extensão.

Serão distribuídas 40 fichas de atendimento, a partir das 13h30, no Colégio Divino Mestre, em Santana do Ipanema, onde também serão elaboradas as declarações. Os atendimentos terão hora marcada e devem acontecer de 14h às 17h e de 19h às 21h, na quinta-feira.

Os contribuintes interessados precisam levar CPF, título de eleitor, declaração IRPF e recibo do ano anterior (caso tenha declarado), comprovante de residência atualizado, informe de rendimentos, nome dos dependentes (CPF quando maiores de 18 anos), comprovantes de pagamentos (gastos com educação, plano de saúde, despesas médico-hospitalares, aluguel, recibos de pagamentos a profissionais liberais, doações a entidades sem fins lucrativos), documento de veículo, escritura de imóveis e comprovantes de dívidas (empréstimos e financiamentos).