Começa o 1º Alagoas Caiite

Uma vasta programação atraiu muita gente ao primeiro dia do Alagoas Caiite

Comunidade interessada no 1º Alagoas Caiite | nothing
Comunidade interessada no 1º Alagoas Caiite

Diana Monteiro – jornalista

Minicursos, palestras, exposições, homenagens, shows de Química, visitação de escolas, dentre outras atividades marcaram na manhã desta-segunda-feira, 22, o início do 1º Alagoas Caiite, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, promovido pela Universidade Federal de Alagoas , em parceria com instituições de ensino superior, Governo do Estado e Fapeal . A abertura oficial do evento será às 19 horas e contará com a apresentação do Coral e Orquestra da Ufal.

Mais de 350 atividades estão sendo ofertadas à sociedade até o dia 27, sábado  durante os três horários. Um dos espaços mais concorridos na manhã desta segunda-feira foi  a Tenda Damião Alexandrino, que trouxe no primeiro dia do evento as  terapeutas holísticas Marli Cordeiro, de São Paulo e Suely Correia, do Mato Grosso, ambas ligadas ao Movimento de Educação Popular, que realizaram atividades práticas.

Um momento especial na tenda foi a homenagem à médica sanitarista Sônia Maria Cavalcanti, uma referência em Alagoas na luta pela saúde pública. A solenidade, conduzida pela assistente social Sueli Nascimento, além de familiares, contou com a participação de representantes  da comunidade acadêmica e dos segmentos de saúde Municipal, Estadual e Federal.

A Tenda Damião Alexandrino integra ações promovidas pelo Laboratório de Educação Popular, do Núcleo de Saúde Pública (Nusp)/Movimento Popular de Saúde de Alagoas e Faculdade de Medicina.  Consiste em um espaço de aproximação aos movimentos sociais e é um ambiente para  encontro da diversidade dos que militam na saúde pública nos diversos cenários. Agregada à Tenda Damião Alexandrino está a Sala de Cuidado e Práticas Integradas em Saúde voltada à qualidade de vida e sessões de Reiki, Práticas Tântricas, Massoterapia, dentre outras. Para o acesso às atividades, basta se inscrever e esperar a vez porque o espaço está bastante concorrido.

Aprendendo mais

Os minicursos e palestras enfocando temas variados em diversas áreas de conhecimento também no primeiro dia do evento foram bastante concorridos, com vagas esgotadas. No minicurso sobre “Elementos básicos para a produção de artigo científico”, ministrado pelos professores Aizzi Vanja Mota Melo e Manoel Santos da Silva,  ambos do Instituto Federal de Alagoas. Segundo os professores,  o objetivo visa explorar elementos da língua portuguesa e das novas técnicas para a produção de texto acadêmico.  Eles destacaram a positividade do 1º Alagoas Caiite que consolida a parceria das instituições de ensino superior de Alagoas voltada ao desenvolvimento local.

Um destaque para a primeira palestra da Sala Manguaba, que tratou sobre “Participação, Exclusão, Criminalização. É tudo Cidadania”?. O auditório Virgínio Loureiro, durante toda a manhã, o tema enfocado da palestra  foi sobre “As territorialidades impressas na paisagem: um olhar sobre os limites urbanos de Maceió a partir de suas águas”, e na Sala Tamarindo “A utilização da Realidade Virtual, através de vídeos games na reabilitação de Idosos, chamou a atenção da comunidade participante.

Participação estudantil

Outro concorrido espaço no 1º Alagoas Caiite é o estande para a realização dos Shows de Química , promovidos pela Usina Ciência da Ufal, que fez demonstração de experimentos para alunos  do Colégio Estadual Princesa Isabel e Colégio  Tiradentes, da Polícia Militar de Alagoas. Na oportunidade os alunos aprenderam mais sobre reações químicas com a realização de experimentos, sob a responsabilidade das monitoras Mariana Barbosa e Taciane Santos da Silva, respectivamente alunas dos cursos de Química e de Física.

O 1º Alagoas Caiite é uma realização da Ufal em parceria com Cesmac, Fits, Uneal, Ifal, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Fapeal.