Estudantes de diferentes instituições são voluntários na organização do Caiite

Graduandos da Ufal, Ifal e Cesmac participam de todas as etapas do Congresso

Monitores em último dia do Congresso, após a realização de centenas de atividades | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Cerca de 150 estudantes estão pondo “a mão na massa” durante toda a semana do 1º Alagoas Caiite. Eles são oriundos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do Centro Universitário Cesmac e estão atuando voluntariamente em atividades estratégicas para fazer funcionar o maior congresso acadêmico do Estado.

Como monitores, os discentes auxiliam na recepção dos visitantes, organização dos auditórios, atendimento aos palestrantes, apoio à logística e secretaria. Marcelo Oliveira e Luciano Amorim fazem um pouco de cada coisa. Alunos dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia respectivamente, ambos já haviam participado de outras edições de congressos na Ufal e por isso foram convidados para auxiliar no Caiite. “Eu participo desde 2010 e neste ano eu iria participar das palestras como ouvinte, mas como recebi a proposta da organização do congresso, resolvi aceitar, relata Marcelo.

Nos dois últimos anos, Luciano havia participado do congresso nas unidades acadêmicas e agora está atuando como monitor-guia de estudantes do Ensino Médio das escolas visitantes. “Eu acho que a experiência vai fortificar a minha própria formação, a partir do contato com as escolas, que é a área de atuação do meu curso”, diz.

Foi também pensando em pôr em prática o conhecimento adquirido na Universidade, que 40 alunos dos cursos de Hotelaria e Gestão em Turismo do Ifal resolveram participar do Caiite. “É a minha primeira experiência e estou aprendendo mesmo. Estamos trabalhando como se fosse um hotel e o visitante está sendo recebido como um hóspede, com o mesmo perfil de um cliente VIP”, relatou Juracy Goes.

Há dois anos na Usina Ciência, a graduanda do curso de Física da Ufal, Taciana Santos, relatou que estava adorando a experiência de receber os alunos do Ensino Médio para as demonstrações do Show de Física. “A gente procura transmitir a Física, a Biologia e Química de uma forma diferente e não usando as fórmulas vistas no colégio. Isso é a parte boa da ciência, onde a gente consegue ver na prática os resultados das fórmulas”.

Formando amizades

Além de buscar novas experiências, Bruna Granado, aluna do Ifal, relata que sairá do Caiite com novos amigos. “Como eu já trabalhei em outras recepções, eu sei como ajudar as pessoas e essa interação com elas é muito boa. Nessa semana eu conheci muita gente e fiz muitos amigos”, ressalta.

Cinco alunos da Arquitetura do Cesmac usaram o evento como uma forma de cultivar a amizade entre eles. Juntos, Aynara Morais, Aldrey Moraes, Luísa Falcão, Jorge Henrique e Lucas Damasceno passaram vários dias passando informações sobre a Exposição Diálogos. “Estamos aqui porque a ideia é integrar todas as universidades”, defende Luísa.