Fapeal promove debates sobre a inclusão social e inovação em mesas redondas

Secretaria do Estado e Ufal expõem suas experiências com a atuação conjunta


- Atualizado em
Ana Maria Milani apontou importância de atuação do estado para a promoção do desenvolvimento social
Ana Maria Milani apontou importância de atuação do estado para a promoção do desenvolvimento social

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta terça-feira, 23, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) reuniu a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplande) para apresentar o que vem sendo feito em Alagoas quanto às questões de inovação e políticas desenvolvidas para a diversificação econômica no estado. As atividades fizeram parte do segundo dia do Caiite Alagoas, realizado no Centro de Convenções de Maceió.

Pela manhã, representantes do projeto premiado Handtalk abordaram sua experiência com uma tecnologia interativa criada com o objetivo de promover a inclusão social de deficientes auditivos. Durante a tarde Poliana Santana, secretária adjunta da Seplande, trouxe a experiência Alagoas Tem Pressa, programa que também visa promover o desenvolvimento das empresas locais a partir do direcionamento dos gastos públicos para as micro e pequenas empresas.

Em 2012, 70% das compras governamentais envolvidos no Alagoas Tem Pressa foram feitos com micro e pequenas empresas, superando os 30% sugerido pelo Governo Federal. Para isso há um acompanhamento das dificuldades dos fornecedores e o treinamento deles para que possam participar dos processos de contrato com a gestão”, relatou.

Em consonância com a política da Seplande, a professora da Faculdade de Economias, Administração e Contabilidade (Feac), Ana Maria Milani, apontou a realidade nacional na busca pelo controle dos gastos públicos e disse que Alagoas está apenas no início de uma política de desenvolvimento social. “Todos os estados estão com problemas de sistematização desses gastos e Alagoas ao menos estaá tentando”, disse.

Nesta quarta-feira, 24, a Fapeal continuou suas atividades com oficina ministrada pela coordenadora Geral de Cooperação Nacional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ana Paula Reche, que abordará os programas promovidos pela instituição.

Ainda durante a semana, estarão em debate o Canal do Sertão e o Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulado com Arranjos Produtivos Locais.