Festival de Sabores leva culinária regional e cultura à Penedo

A iniciativa do curso de Turismo pretende valorizar os costumes locais e os comerciantes de grãos da cidade

Alunos do curso de Turismo

Manuella Soares - jornalista

O encontro tem data marcada: no segundo sábado de cada mês. O Festival de Cultura Pavilhão de Sabores é uma iniciativa dos alunos da disciplina de Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de Turismo da unidade acadêmica da Ufal em Penedo, numa parceria com a prefeitura de Penedo e apoio da Pró-reitoria de Extensão por meio dos projetos Culinária Ribeirinha e Bancar Talentos. O festival do mês de abril foi realizado no último sábado (13) no Pavilhão da Farinha.

O público teve a oportunidade de conferir uma programação diversificada, com performances do Mágico José Ramos, música ao vivo, bandas de pífano e o grupo “Contação de Histórias”, de Palmeira dos Índios. Mas a atração principal do evento foi a culinária regional que materializou toda a cultura e riqueza da produção local, simbolizando os comerciantes de grãos de Penedo.

O professor Rafael Arruda, coordenador do projeto, conta que os pratos são produzidos pelos donos dos quiosques que já comercializam no Pavilhão, assim os valores locais são preservados e há uma interação com a comunidade acadêmica. Estiveram presentes no evento, o prefeito Marcius Beltrão e os secretários Jorginho Seixas (Culturas) e Ricardo Góes (Agricultura).

Quem participou e se beneficiou com a movimentação, aprovou a iniciativa. “O Pavilhão da Farinha estava esquecido, as festas só acontecem agora lá na frente. Gostei muito desse evento e espero que aconteça mais vezes”, comemorou a dona Maria, do quiosque Santo Antônio.

A programação do próximo Festival de Cultura Pavilhão de Sabores, que será realizado no dia 11 de maio está sendo preparada para atrair mais pessoas de todas as idades.