Mestrado Profissional em Letras abre inscrições

A Universidade Federal de Alagoas participa da iniciativa nacional oferecendo 20 vagas

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Letras (Profletras). O curso, realizado na modalidade semipresencial, tem oferta simultânea nacional no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e oferece 829 vagas, distribuídas pelas demais instituições de ensino superior do Brasil. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também participa do processo e está oferecendo 20 vagas.

A iniciativa, reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, assim contribuindo para melhorar a qualidade do ensino no Brasil. O curso é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas aulas poderão ser ministradas de segunda a sábado, conforme a determinação do Colegiado Local de cada unidade que integra a rede Profletras.

Os interessados podem realizar a inscrição até às 23h59 do dia 20 de maio acessando o site: http://www.comperve.ufrn.bronde irão encontrar o formulário de inscrição.  Além do formulário, os candidatos devem enviar uma foto 3X4 em formato .jpeg e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da inscrição até o dia 21 de maio. Vale reforçar que o candidato deverá guardar esse comprovante até sair a validação de sua inscrição no curso.

Informações adicionais

Para participar do Exame Nacional de Acesso ao Profletras os candidatos interessados deverão seguir os pré-requisitos abaixo:

• Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação Português, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC)
  • Ser professor do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores

O candidato deverá se certificar de que preenche esses pré-requisitos e ter, obrigatoriamente, CPF, documento de identificação (tais como passaporte, certificado de reservista, carteiras de trabalho, de habilitação, expedidas por Segurança Pública, Comando Militar, Corpo de Bombeiros e outras, que podem ser vistas no edital) e preencher todos os campos do formulário de inscrição.

Validação e provas

Os candidatos devidamente inscritos poderão, a partir de 5 de junho, acessar o site para consultar a validação da inscrição. Caso a inscrição não esteja devidamente validada, devem seguir as recomendações: entregar a cópia do comprovante de pagamento na sede da Comperve (BR 101, Campus Universitário – Lagoa Nova – Natal/RN), enviar via Fax (84 3211-9202) ou via e-mail (comperve@comperve.ufrn.br) até às 17h30 do dia 7 de junho.

As provas serão realizadas no dia 16 de junho, um domingo, a partir das 8h da manhã. Serão 20 questões objetivas, uma discursiva e terá a duração de quatro horas. Para ter acesso à sala, o candidato deverá apresentar o original do mesmo documento de identificação utilizado na sua inscrição, não sendo aceita a cópia da identidade, mesmo que esteja autenticada. O local de realização poderá ser visto no dia 11 de junho pelo site.

Vale reforçar que os candidatos portadores de necessidades especiais terão uma hora a mais para fazer a prova. Você pode conferir outras informações clicando no edital, disponível no link.