Monitores do Caiite recebem últimas orientações

Cerca de cem estudantes do Ifal e da Ufal participam da organização do evento

Rachel Rocha tira dúvidas de estudantes sobre monitoria do congresso | nothing
Rachel Rocha tira dúvidas de estudantes sobre monitoria do congresso

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Há três dias do início do 1º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), monitores escalados para o evento recebem orientações básicas para o bom funcionamento das atividades. Nesta sexta-feira, 19, a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, esteve reunida com alunos da universidade e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que participarão do evento. O encontro teve como objetivo esclarecer a equipe de monitoria sobre horários, funções, obrigações e benefícios.

Em bate-papo descontraído, os monitores receberam informações importantes sobre suas atuações no Caiite e aproveitaram para tirar dúvidas. Cerca de cem voluntários das duas instituições de ensino estarão distribuídos entre 26 espaços, áreas de exposição de banners e corredores do Centro de Convenções Ruth Cardoso. Segundo Rachel Rocha, cada estande será monitorado por dois representantes da organização do evento.

“Os monitores precisam estar afinados com os espaços em que irão atuar. Todos os estandes possuem equipamentos de multimídia e computadores, controlados por técnicos de empresa terceirizada. Os colaboradores do Ifal e da Ufal irão monitorar as atividades de natureza acadêmica e artística, mas precisam de bom diálogo com os técnicos dos equipamentos. Além disso, precisam estar compenetrados, atentos à dinâmica das atividades”, enfatizou Rachel.

Os colaboradores têm direito a certificado de 52 horas e devem ficar atentos a todas as demandas do Caiite. Bom humor, gentileza, iniciativa e comprometimento são as principais recomendações para profissionais e estudantes envolvidos na organização do evento.

Rachel Rocha também destacou atribuições básicas dos monitores. “A equipe de monitoria fará a distribuição das pastas entre os inscritos nas atividades do congresso; estará responsável pelo controle da lista de presença, fundamental para a emissão dos certificados; ficará atenta ao fornecimento de materiais para as oficinas; e, claro, terá o cuidado com toda a estrutura dos espaços nos quais estarão trabalhando”, explicou.

Vestimenta e refeições

Na segunda-feira, 22, os monitores devem chegar ao local do evento às 7h, para reconhecimento do espaço e recebimento de camisetas e crachás de identificação. A vestimenta dos colaboradores é padrão: camiseta, calça jeans, crachá e sapato confortável.

Para aguentar o ritmo frenético de um congresso de grande porte, é preciso estar bem alimentado. A equipe do turno matutino terá almoço fornecido pelo Restaurante Universitário (RU), em espaço montado nas instalações do Centro de Convenções. O mesmo acontece no jantar, com a monitoria do turno vespertino. Estudantes dos campi do interior também terão acesso às refeições do RU.

Divisão de atividades

Até o próximo domingo, 21, os monitores do 1º Caiite deverão receber e-mail com informações sobre seus respectivos locais de trabalho. A coordenação do evento só adiantou que estudantes dos cursos de Gestão de Turismo e de Hotelaria, do Ifal, são os mais recomendados para a recepção do público, na entrada principal do congresso.

A equipe também foi convidada por Rachel Rocha a participar do Caiite nos horários vagos e a aproveitar todos os espaços do encontro. “Espero que após o turno de monitoria, vocês possam usufruir as atividades do congresso. É importante a interação com outras áreas. A formação vai além da atividade acadêmica. Nosso objetivo é mostrar como a ciência é agradável e como pode ser lúdica, dinâmica”, lembrou.