Mora na Filosofia e Intacta retina lançam livros no Théo Brandão
Lançamento ocorre no Museu Théo Brandão, neste sábado, 27
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Neste sábado, 27, os projetos Mora na Filosofia e Intacta Retina realizam o lançamento de dois livros que o registram um ano de suas atividades. O evento, a ser realizado no Museu Théo Brandão, a partir das 19h, contará com a palestra “Entre Opacidade e Transparência: sobre o real no cinema (Hitchcock diretor de Titanic), a ser ministrada pelo professor Júlio Cabrera, da Universidade de Brasília (UNB).
A obra do Intacta retina será o seu segundo volume, que realiza mensalmente a exibição de filmes em auditórios da Universidade e promove ciclos de debates sobre cultura e a sociedade. O projeto é coordenado pelos professores João Neves e João Bitencourt.
O Mora na Filosofia está lançando o seu primeiro volume. A obra apresenta algumas das reflexões debatidas no primeiro ano do projeto, realizado entre 2010 e 2011, a partir dos textos produzidos pelos seus colaboradores. Como no Intacta Reina, as atividades são mensais, mas os debates se dão fora da Universidade, muitas vezes em bares de Maceió.
O projeto é interdisciplinar, com coordenadores de três cursos diferentes: Filosofia, Letras e Educação Física. Os palestrantes são orientados a dar um tratamento conceitual sobre os temas em debate. “Os encontros constituem-se de um momento de palestra de um convidado, com cerca de 40 minutos, seguido de um momento de debate de igual tempo, tudo num clima descontraído, característico de ambientes não acadêmicos”, relata Marcus Souza, coordenador do Mora na Filosofia.
Marcus destaca que o Mora na Filosofia foi inspirado em uma prática já existente em outros países, principalmente na Europa, cujo intuito é debater ideias fora dos muros da universidade, como cafés, restaurantes, bares. “É um projeto de divulgação da Filosofia para a comunidade em geral, interessada em discutir temáticas com abordagem filosófica”.
As obras foram financiadas com recursos da Edufal, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e dos próprios coordenadores dos projetos. “Aproveito para agradecer, na pessoa do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lira, e da Diretora da Edufal, Maria Stela Torres Barros Lameiras por todo apoio e pela disponibilidade de parte dos recursos para a realização deste livro”, relata Marcus.