Núcleo de Tecnologia da Informação apresenta sistema de webconferência para comunidade acadêmica

Ferramenta serve de auxílio na Educação a distância

O servidor Anderson Brandão e o bolsista Jonathas Nunes explicam a utilização de Webconferência. | nothing

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Alagoas disponibilizou, na segunda-feira, 25 de março, uma solução de webconferência para atender toda a comunidade acadêmica, em especial aos alunos da Educação a Distância. A partir de agora qualquer pessoa que possua vínculo com a Ufal e tenha uma conta de acesso ativa no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) estará habilitada a criar salas de webconferência, na condição de moderador.

“Aulas a distância, reuniões e grupos de estudos poderão contar com o sistema de webconferência, como facilitador tecnológico para tais atividades, uma vez que os usuários poderão participar desses encontros virtuais em qualquer lugar, desde que estejam conectados à internet. Além disso, a adoção de uma solução baseada em tecnologia de código aberto representou para os cofres públicos uma economia estimada em R$ 400.000,00”, explica Anderson Brandão, coordenador do projeto.

O sistema pode ser acessado por meio do endereço eletrônico. No local também se encontram as instruções de utilização, detalhadas num manual, elaborado pelo NTI. Usuários externos à instituição poderão participar das conferências, na condição de convidados, caso o moderador assim o deseje.

Dentro de mais algumas semanas, será liberado um módulo de integração do sistema de webconferência com os ambientes Moodle, de Graduação e Pós-Graduação, a fim de tornar mais dinâmica a participação de alunos, tutores e professores, eliminando a necessidade de utilização de ferramentas complementares, tais como o Skype e o MSN.