Santander abre oportunidades para intercâmbio em Portugal e na China

Assessoria Internacional publicou edital para programas de Bolsas Luso-Brasileiras e Top China 2013

Jhonathan Pino - jornalista

Dois editais do Santander Universidades estão com inscrições abertas para alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), são eles: Bolsas Luso-Brasileiras e Top China 2013. Estudantes de 17 cursos, que possuam ao menos dois semestres letivos cursados, poderão concorrer aos editais.

No Programa de Bolsas Luso-brasileiras, que foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal, são disponibilizadas cinco vagas, a serem distribuídas em seis universidades portuguesas, são elas: Porto; Coimbra; Técnica de Lisboa; Aveiro; Madeira e Algarve.

As bolsas serão destinadas ao primeiro semestre de 2014 da Ufal, que é referente ao segundo semestre letivo do calendário acadêmico das universidades portuguesas. O valor total da bolsa é € 3.300,00, e deve ser investido em todos os gastos do estudante, incluindo passagem, hospedagem, alimentação, deslocamento interno, seguro saúde, e demais despesas, incluindo despesas consulares.

As inscrições devem ser feitas nas respectivas coordenações dos cursos de Graduação até dia o 27 de maio de 2013. No ato da inscrição, o aluno deverá entregar os seguintes documentos: Histórico Analítico Escolar de graduação, assinado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA); Curriculum vitae (em modelo CNPq – Lattes) e Plano de estudos. Além disso, o estudante tem que preencher a ficha de inscrição da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) e ficha do Santander Universidades.

O processo seletivo será composto de três etapas: a serem realizadas respectivamente nas coordenações de curso; ASI e na instituição acolhedora. O resultado final será divulgado no dia 14 de junho deste ano. Veja link com mais informações.

Top China

No caso do Top China, as inscrições ocorrem até o dia 12 de maio, no site de Santander e a entrega de documentação solicitada no edital deve ser levada nas coordenações até o dia 13. Esse programa foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento acadêmico entre Brasil e China. Como nas bolsas Luso-brasileiras, também são disponibilizadas cinco bolsas, sendo quatro para os alunos e uma para docente.

Nesse programa os participantes farão parte de um curso sobre sustentabilidade e gestão de recursos naturais na Universidade de Shanghai Jiao Tong, ou na Universidade de Peking, entre os dias 4 a 26 de julho de 2013. Tanto para os docentes, quanto os alunos, a seleção será composta de duas etapas, a serem realizadas na coordenação do curso e na AsI. O resultado será divulgado no dia 22 de maio. Clique aqui para mais informações.