Campus do Sertão realiza aula de campo interdisciplinar
Em parceria com a Seinfra estadual, alunos dos cursos de Geografia e Engenharia Civil visitaram o Canal do Sertão
- Atualizado em
Tayane Barreto – estudante de Jornalismo
Estudantes dos cursos de Geografia e Engenharia Civil do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas em Delmiro Gouveia realizaram, pela primeira vez, uma aula de campo interdisciplinar com a visita ao Canal do Sertão. A atividade foi conduzida pelos professores Fernando Pinto, da disciplina de Hidrografia; Thiago Pereira; de Engenharia Hidráulica, e pela equipe da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Alagoas (Seinfra).
A aula teve início no atual auditório do campus com a palestra do superintendente do Canal do Sertão, Adalberon Alves. A Seinfra estava representada pelo diretor de fiscalização do Canal do Sertão, Fernando Dantas, pelo diretor de projetos, Magno Delmiro e pelo engenheiro fiscal de obras, Eduardo Passos.
Durante a aula, os engenheiros presentes explicaram o detalhamento técnico da obra, as implicações ambientais e os benefícios socioeconômicos com a construção do canal. Os alunos aproveitaram a oportunidade para intensificar perguntas quanto à estrutura e porte da obra e a expectativa em torno da população sertaneja de baixa renda.
“Esta é a primeira vez que o canal já em operação recebe a visita de uma turma da Ufal. Para nossa felicidade e dos alunos que estavam presentes, vimos a distribuição de água sendo canalizada para os pequenos proprietários rurais e a água preenchendo o canal no primeiro perímetro irrigado de Pariconha” comentou Fernando Pinto.
Convênio
De acordo com o professor Fernando Pinto, a partir dessa parceria entre Ufal e Seinfra, uma proposta de convênio de cooperação entre as duas instituições públicas será enviada à diretoria geral do Campus do Sertão, à Reitoria da universidade e à superintendência da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Alagoas.