Cied articula com MEC oferta de especialização em Educação na Cultura Digital

Detalhes do curso a distância foram discutidos em evento no Ministério da Educação

O Coordenador da Cied recebe o tablet educacional entregue pelos representantes do MEC, Alexandre Matias Pedro e Elane Coimbra, do Proinfo. | nothing

Mauricélia Ramos - Jornalista

Na chamada Era da Informação, vivenciada pela sociedade atual, a educação como um todo é desafiada a se modernizar e integrar essa realidade ao ensino. Nesse sentido, o Ministério da Educação reuniu em Brasília, de 21 a 24 de maio, os coordenadores do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) para apresentar o curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e as ações do Plano Nacional de Conteúdos Digitais Educativos. Os coordenadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal), Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, representaram a Universidade e demonstraram o interesse na oferta da pós-graduação.

No evento, foi apresentada a proposta do curso, o processo de criação e desenvolvimento dos recursos didáticos e discutidas as etapas de planejamento e desenvolvimento da oferta nacional, pelas universidades brasileiras, aos professores e gestores da rede pública de ensino e aos formadores ligados às secretarias de Educação estaduais e municipais.

O curso Educação na Cultura Digital tem como principal objetivo a formação de educadores para integrar crítica e criativamente as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) ao currículo e possibilitar aos educadores reconhecer e promover práticas pedagógicas que qualifiquem e enriqueçam o aprendizado dos alunos.

O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, destacou que a Ufal já tem projetos ligados à cultura digital. “A Ufal, por meio do Centro de Educação e do Instituto de Computação, é parceira do MEC nas ações do Proinfo, atualmente executando a formação continuada do Programa Um Computador por Aluno (UCA), que atende alunos e professores de nove escolas públicas do Estado de Alagoas. Também há a oferta do curso Aluno Integrado, atendendo a 1.200 alunos das escolas públicas do Estado com a finalidade de integrar o uso do tablet educacional nas práticas pedagógicas”, detalhou.

Na ocasião, o MEC procedeu a entrega, a cada universidade presente, do tablet educacional que será utilizado no curso e que será disponibilizado a alunos e professores participantes desta ação do Proinfo.