Debate no Centro de Ciências Agrárias marca comemoração do Dia do Zootecnista

A data comemorativa é 13 de maio e debate trata da importância do zootecnista em Alagoas

Professor Elton Lima Santos, coordenador do curso de Zootecnia | nothing
Professor Elton Lima Santos, coordenador do curso de Zootecnia

Diana Monteiro – jornalista

Pela passagem do Dia do Zootecnista, comemorado no dia 13 de maio, a comunidade acadêmica do curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas, promove uma mesa-redonda com participação de profissionais e pesquisadores locais e nacionais. A comemoração, a partir das 9 horas, terá como local o auditório Artur Ferreira Lopes, localizado no Ceca, no município de Rio Largo, com o tema “A importância e o papel do  zootecnista em Alagoas’

De acordo com o professor Elton Lima Santos, coordenador do curso de Zootecnia, a programação se estenderá para os dias 14 e 15 de maio, durante os dois horários,  também no Centro de Ciências Agrárias com a realização do Seminário de Agronegócio Alagoano, promovido pela empresa local Máxima Consultorias Agrárias.

Foram convidados para a mesa redonda os seguintes profissionais: Carlos Henrique Amorim, secretário adjunto de Agricultura do Estado; Luciano Barros, superintendente de Desenvolvimento Agrário, ambos da Secretaria de Agricultura; Isaac Ferreira, zootecnista da prefeitura municipal de Maceió e da empresa Máxima Consultorias Agrárias; Ícaro Victor Valério dos Santos, do Instituto Brasileiro Sustentável e da Secretaria de Aquicultura e Pesca (Sepaq/Alagoas); e Cristina Félix, diretora de pesquisa da Empresa de Extensão Rural (Emater). Esses profissionais são oriundos do curso da Ufal.

O coordenador Elton Lima considera o tema central dos debates de importante relevância pela consonância com a realidade do Estado, mas reconhece  que falta ainda uma melhor  divulgação desse profissional pelo que representa para o desenvolvimento local. “O zootecnista é um profissional importante para a área rural, principalmente para Alagoas, que tem a vocação rural, mas falta ainda o conhecimento e uma maior valorização desse profissional pelo segmento de produção no Estado”.

Consolidação científica e profissional

Prestes a fazer 15 anos de funcionamento o curso de Zootecnia tem formado profissionais e pesquisadores de referência pelos importantes estudos científicos que desenvolve, voltados para o desenvolvimento local. O zootecnista é o profissional envolvido em toda cadeia da produção animal e tem ampla atuação em diversas áreas, dentre ela Melhoramento Genético Animal; Nutrição Animal; Agronegócio; Bem Estar Animal; Instalação para criação e manejo de animais”, frisou Elton Lima, ex-aluno do curso,  mestre e doutor em Nutrição Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco  e está na coordenação do curso há dois meses.

Atualmente, compõe a comunidade acadêmica do curso cerca de 300 alunos, com oferta anual pelo Enem de 70 vagas e 32 professores integram o quadro docente. Destes, 80% são doutores, os demais estão em processo de qualificação e desde 2008 o curso tem em desenvolvimento o Mestrado em Zootecnia. Cerca de 50% dos estudantes, contemplados em programas institucionais, estão envolvidos em diversas atividades de pesquisa e extensão na capital e nas regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata, agregando o aprendizado teórico à prática.

“Com várias linhas de pesquisa e trabalhos consolidados, é compromisso da comunidade acadêmica mudar o resultado da avaliação do curso, que detém ainda o Conceito 3, mas há total possibilidade de crescimento  para no mínimo Conceito 4”, enfatizou Elton Lima. Segundo o coordenador, para mudança da realidade atual serão promovidas várias ações, como preparação dos alunos para o Exame Nacional de Desempenho (Enade); estímulo à participação de alunos aos programas de internacionalização; melhor qualificação do corpo docente; atualização do Projeto Pedagógico do Curso; e efetivo apoio à assistência estudantil.

Atuação e Linhas de Pesquisa

Além de atividades na área de produção instalada no Ceca com suínos, peixes, ovinos, caprinos, codornas, dentre outras, assim como laboratórios para o desenvolvimento dos estudos científicos, entre as linhas de pesquisa do curso de Zootecnia da Ufal estão as seguintes: Melhoramento Animal; Melhoramento na Piscicultura; Melhoramento na Avicultura; Ovinocaprinocultura; Apicultura; Nutrição de Ruminantes; Tecnologia de Produto de Origem Animal e Suinocultura.

O zootecnista tem vasto campo de atuação tanto nos setores público e privado, trabalhando ainda em consultoria rural, elaboração de projetos para o desenvolvimento agropecuário, propriedades rurais, parques exposição e cooperativas, dentre outras. De acordo com o professor Elton Lima, outra área que vem absorvendo o zootecnista e está em franco crescimento é a do empreendedorismo.

Mesmo estando apenas há dois meses na coordenação do curso, Elton Lima enfatiza que sempre teve a pretensão de seguir carreira docente na Ufal e foi o primeiro ex-aluno a ser professor do curso. “Como aluno, participei de programas institucionais voltados à pesquisa e me qualifiquei para alcançar o meu objetivo. Estar à frente do curso para mim é estimulante e gratificante e  representa também a minha colaboração e contribuição  para a formação acadêmica dos alunos e  futuros profissionais para essa área de produção tão importante  no Estado de Alagoas”, concluiu o professor.

A Ufal oferece também o curso de Zootecnia no Campus Arapiraca.