Edufal lança nova marca e catálogo 2013

Editora também anunciou preparativos para a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas


- Atualizado em
Stela Lameiras e Rachel Rocha destacam o papel da Edufal no Estado de Alagoas
Stela Lameiras e Rachel Rocha destacam o papel da Edufal no Estado de Alagoas

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo 

Café regional, descontração e expectativas marcaram o lançamento do catálogo 2013 e da nova marca da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na manhã da última quinta-feira (16), no Campus A. C. Simões, em Maceió. Neste ano, o evento teve toque especial e antecipou as comemorações aos 30 anos da editora, que aniversaria no dia 5 de outubro. Os presentes também souberam, em primeira mão, quais são as presenças confirmadas para a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. 

O lançamento anual do catálogo de obras já é tradição na Edufal. A novidade é que as bibliografias publicadas pela editora universitária terão novo selo. A marca reflete uma história de compromisso com a divulgação científica e com ações de estímulo à leitura. O ícone da página em movimento é de autoria de Bibiana Melo, bolsista de Design, e traduz o slogan “O prazer de virar a página e descobrir novos caminhos”. 

Em 30 anos, a editora aproximou a universidade e a comunidade alagoana. O interesse por obras de caráter científico e sociocultural fez dela referência em todo o Brasil. A diretora da Edufal, Stela Lameiras, destacou a amplitude desse trabalho. “Esse é um momento simples, mas a gente aproveita para fazer um momento de confraternização. Há 60 anos, surgiram as editoras universitárias, que têm a função de publicar produção científica. Há 30 anos, a Edufal faz parte dessa história. Acredito que já fizemos uma boa caminhada e costumo dizer que a editora é um órgão da Ufal e se confunde nos objetivos. Por isso, chamo o catálogo 2013 de 'álbum de família acadêmico'. Aqui, podemos editar por mérito, sem pensar nos lucros”, salientou Stela. 

O novo catálogo elenca obras das ciências exatas, humanas, biológicas e de outras áreas do conhecimento. Para o professor Bruno César Cavalcanti, conselheiro editorial da Edufal, as novidades vão além das publicações bibliográficas. “O que vem por aí não é apenas lançamento de livros, mas esforço para desenvolver e melhorar a operacionalidade da Edufal. Isso envolve questões normativas, critérios para publicação e apoio à produção científica no Estado de Alagoas. O destaque é a comemoração aos 30 anos de editora, mas esse é um momento em que devemos dar continuidade aos trabalhos”, destacou. 

Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal, ressaltou a atuação da editora em Alagoas. “É uma satisfação ver essa renovação; a criação de uma nova marca. Também quero destacar a participação da Edufal no 1º Alagoas Caiite, com lançamento de livros e estímulo à leitura. A Bienal deste ano também vem com um feito muito importante, porque remete à nossa história, ao nosso Nordeste. A gente vê que Ufal tem história, tem conquistas”, lembrou. 

Bienal do Livro 

Responsável pela realização da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a equipe Edufal aproveitou o lançamento para divulgar a 6ª edição do evento. De 25 de outubro a 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o projeto promete oferecer programação diversificada para os alagoanos. Exposição e comercialização de livros; lançamento de bibliografias; encontro com autores nacionais e internacionais; palestras; cursos; oficinas; e apresentações culturais são algumas das atrações da edição deste ano. 

Com o mote “Descobrir nas palavras a magia dos sentidos”, a 6ª Bienal do Livro irá retratar a transição dos trovadores portugueses aos cordelistas nordestinos. Ariano Sussuana, Boaventura, Carlos Montagno, Jessier Quirino e Laura Müller são presenças confirmadas. 

Saiba mais aqui.