Encontro nordestino discute uso de recursos naturais

Evento será realizado em penedo e inscreve trabalhos até 30 de junho


- Atualizado em
 | nothing

Manuella Soares - Jornalista 

O 7º Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, que será realizado de 28 a 31 de outubro, em Penedo, está com inscrições abertas para alunos e profissionais que desejam debater o tema “Um olhar interdisciplinar diante dos conflitos socioambientais”. A data limite para submissão de trabalhos é 30 de junho, no site do evento. 

Numa realização da Ufal em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas e a prefeitura de Penedo, o encontro será sediado na unidade acadêmica do Campus Arapiraca, em Penedo, na Casa de Aposentadoria e no Teatro Sete de Setembro. 

De acordo com a organização, o tema escolhido ganha relevância diante dos conflitos existentes no uso de recursos naturais pelas comunidades locais ou tradicionais e pela dificuldade de diálogos para otimização do processo. No encontro, serão discutidas as pesquisas em etnobiologia e etnoecologia que podem contribuir nessa mediação. 

Os trabalhos aprovados nas categorias “Resumo simples” e “Trabalhos completos” serão publicados nos anais do evento, mas só os desta segunda modalidade serão destinados ao número especial da Revista Ouricuri do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) e do Núcleo de Estudos em Povos e Comunidades Tradicionais (NECTAS) da Universidade da Bahia – UNEB – Campus VIII. 

Além de uma programação de mesas redondas e palestras com a participação de convidados de várias instituições do nordeste, os minicursos oferecidos de até 8h de duração atraem interessados desde a iniciação até a profissionalização na área. Entre os temas, estão “Introdução a Etnozoologia”,Introdução à Etnobotânica” e “Pessoas alterando a paisagem: perspectiva ecológico evolutiva”. 

A Etnobiologia e a Etnoecologia

As ciências que investigam as interrelações existentes entre pessoas de diferentes culturas com o ambiente ao qual estão inseridas são chamadas Etnobiologia e Etnoecologia. Pesquisas nessas áreas do conhecimento estudam os aspectos cognitivos (saberes), ideológicos (visões de mundo) e comportamentais (práticas de manejo) dos recursos naturais pelas populações locais. 

A sede do evento 

A cidade de Penedo é localizada no extremo sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco. Penedo é um Patrimônio Histórico Nacional, uma das mais antigas cidades históricas do país, que impressiona pela sua rica arquitetura.