Estudantes do interior aprovados no Painter assinam Termo de Compromisso

Solenidades em Arapiraca e Delmiro Gouveia marcam início das atividades no interior de Alagoas

Direção do Campus do Sertão e a vice-reitora Rachel Rocha comemoram o sucesso do Painter no interior | nothing

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

As atividades do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) tiveram início na última quinta-feira (2) e já começaram com números animadores. No total, a Universidade Federal de Alagoas disponibilizou 456 bolsas, distribuídas entre os três campi, para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No interior alagoano, o Painter contempla 33 projetos, dos quais 19 são do Campus Arapiraca e 14, do Campus Sertão. Solenidades realizadas nas duas unidades marcaram o início de uma nova política de assistência estudantil dentro da academia.

Para os campi do interior foram destinadas 198 bolsas, oficializadas por meio de assinatura de Termo de Compromisso nos dias 29 e 30 de abril, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, respectivamente. O momento foi o marco de um projeto que contribui com a permanência dos alunos na graduação, por meio de ações interdisciplinares, integradas e orientadas pelo princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

No Campus Arapiraca, estiveram reunidos estudantes de Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Arapiraca contemplados pelo Painter. Os alunos foram recepcionados por representantes do Núcleo de Assistência Estudantil e da Coordenação de Extensão local; pelo diretor-geral, Márcio Aurélio dos Santos; pela vice-reitora, Rachel Rocha; e pela representante da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Ruth Vasconcelos.

Já na sede do Campus Sertão, assinaram o Termo de Compromisso alunos das unidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Para reforçar o engajamento da Ufal nas ações do Painter, também estiveram presentes na solenidade representantes do Núcleo de Assistência Estudantil local; o diretor acadêmico, Ivamilson Barbalho; Rachel Rocha; e Ruth Vasconcelos.

Auditórios lotados refletiram a importância do Painter no interior de Alagoas. Segundo Ruth Vasconcelos, esse é um momento de grandes oportunidades para os alunos da região. “Foi muito positivo o estabelecimento desse marco, por meio do qual nós podemos estimular os estudantes e implantar um programa que oportuniza a experiência acadêmica a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, salientou.

Ruth também ressaltou os impactos do programa na vida das famílias da região. “É uma grande alegria visualizar tantos jovens que estão tendo uma oportunidade decisiva não só para permanência na universidade como para a própria sobrevivência familiar. Nós sabemos das dificuldades dos alunos do Sertão. Algumas famílias têm renda per capita de R$ 40,00. Então, dentro desse contexto, a bolsa também traz grande contribuição. A Ufal é protagonista numa ação de inclusão social de impactos significativos na vida dos estudantes e da própria região onde eles estão inseridos”, destacou.

Reunião com direção do Campus Sertão

A vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, aproveitou a estada em Delmiro Gouveia para participar de reunião com a nova diretoria do Campus Sertão. O diretor-geral da unidade, Agnaldo Santos, e o diretor acadêmico, Ivamilson Barbalho, apresentaram as expectativas da nova gestão, voltada para uma política participativa.

Na ocasião, os gestores locais indicaram a criação de uma estrutura organizacional que facilitará ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, encaminharam para a gestão central da universidade as demandas do interior.