Evento internacional celebra os 15 anos do curso de Biblioteconomia

Pesquisadores em Ciências da Informação de Alagoas e da Universidade do Porto vão debater questões relacionadas à esta área do conhecimento

Edivanio Duarte, coordenador do curso | nothing
Edivanio Duarte, coordenador do curso
Lenilda Luna - jornalista

Para comemorar os 15 anos de criação do curso de Biblioteconomia, será realizado, nesta quinta-feira, 9, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas,  o 1º Encontro Internacional de Ciência da Informação: múltiplos saberes. O evento tem o objetivo de debater questões pertinentes à área da Ciência da Informação, abordando temas como a formação dos profissionais de Biblioteconomia, Tecnologia da Informação e acesso livre à informação científica.

O Encontro também consolida o Convênio Internacional entre a Ufal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a palestra dos professores Armando Malheiro da Silva e Fernanda Ribeiro. Eles vão abordar "A componente tecnológica e o modelo de graduação e pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade do Porto – FLUP/UP – Portugal". A programação completa do encontro pode ser conferida aqui.

Evolução do curso

Há 15 anos, quando o curso de Biblioteconomia foi implantado na Ufal, havia a oferta de apenas 20 vagas no horário noturno, funcionando no subsolo da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões, em Maceió. Na época, contava apenas com professores substitutos, contratados temporariamente para dar as aulas. "Nesse período, tivemos um empenho muito grande da professora Sílvia Cardeal, que é bibliotecária, formada pela Universidade de Santa Catarina, e é técnica da Ufal – hoje pró-reitora de Gestão e Pessoas e do Trabalho. Ela se desdobrou para garantir o funcionamento do curso", contou a professora Virgínia Bárbara de Aguiar Alves.

A professora Virgínia foi uma das primeiras professoras efetivas aprovadas em concurso para Biblioteconomia. "Quando eu fui contratada pela Ufal, éramos dois professores efetivos e alguns professores substitutos que se desdobravam para manter o curso em funcionamento com qualidade. Hoje temos 12 professores concursados, sendo cinco doutores e sete mestres, o que representa uma grande conquista", comemorou a professora.

De acordo com o coordenador Edivanio Duarte, o curso tem duas seleções anuais, com 35 novos alunos por ano. Mesmo com as dificuldades de estrutura física, os professores e os alunos de Biblioteconomia conquistaram reconhecimento na comunidade científica, com alguns marcos importantes, como o Prêmio "Carminda Nogueira de Castro", com o melhor TCC da área em nível nacional, durante o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e Ciência da Informação (CBBD), realizado em agosto de 2011. O trabalho, de autoria de Mona Cleide Quirino da Silva, foi  "O Guerreiro e a ação cultural: um estudo dos equipamentos culturais destinados à promoção da cultura popular".

Mais recentemente, durante o 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, o trabalho "Biblioteca Escolar: estrutura, administração e atividades", dos alunos Ingrid Lopes Abs, Fabrício Rodrigues dos Santos Garrido e Rafaela Lima De Araújo, com orientação da professora Virgínia Bárbara, recebeu o certificado de excelência acadêmica. "Além disso, temos vários professores desenvolvendo pesquisas que são reconhecidas nacionalmente", destacou a professora Virgínia.

O curso de Biblioteconomia aprovou recentemente a especialização em Gestão Estratégica de Recursos Informacionais, para técnicos da universidade. "Acreditamos que a com a construção da nova sede do curso, que é outra conquista para comemorar esses 15 anos, teremos condições de oferecer mais vagas na graduação e ampliar as vagas na pós-graduação. Estamos planejando. inclusive um projeto de Mestrado, com o apoio dos amigos da Universidade do Porto", ressaltou Virgínia.

Intercâmbio com a Universidade do Porto

O intercâmbio internacional também é uma conquista do curso de Biblioteconomia que proporcionou a ampliação da formação dos estudantes e professores. A professora Virgínia, por exemplo, concluiu recentemente o doutorado em Portugal. Todos os anos, estudantes alagoanos têm a oportunidade de cursar pelo menos um semestre no curso de Ciência de Informação da Universidade do Porto, que tem uma tradição na área.

"Formamos profissionais para atuar em Bibliotecas, Arquivos e Museus. Os jovens se interessam bastante e o curso é bem disputado. São 40 vagas por ano e se inscrevem mais de 300 candidatos. Além disso, oferecemos o Mestrado e o Doutorado em Ciências da Informação", relatou a professora Fernanda Ribeira, da Universidade do Porto, que está em visita à Ufal.