Fapeal abre inscrição para bolsas de mestrado e doutorado

Candidaturas devem ser apresentadas à Fapeal pelas instituições de ensino, não por estudantes

Ascom Fapeal

O Edital Fapeal n° 01/2013 encontra-se com submissões abertas até 3 de junho, às 23:59h. Podem se candidatar às 100 bolsas de mestrado e 30 de doutorado estudantes ligados aos programas de pós-graduação strictu sensu de instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos sediadas em Alagoas.

As propostas devem ser enviadas para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) pelos coordenadores dos programas de pós-graduação, e não pelos estudantes de forma individual, por meio de submissão no site da instituição. Cada pesquisador envolvido (estudante, coordenador ou orientador) precisa estar cadastrado no Sistema de Apoio Científico e Tecnológico (Sacte), acessível em http://sacte.fapeal.br. No entanto, há outras etapas que devem ser cumpridas e, para seu conhecimento, é imprescindível a leitura de todo o edital.

O edital é fruto de um acordo da fundação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo a diretora científica da Fapeal, Mônica Melo, os programas de pós-graduação e os estudantes precisam aproveitar esta oportunidade, pois não deverá ser lançado outro edital com a mesma finalidade este ano.“No modelo adotado a partir desta gestão da Fapeal, buscamos atender a demanda por meio de edital, por ser uma forma mais democrática e também mais apropriada ao nosso planejamento de trabalho e financeiro. Por isso, os interessados devem se organizar e apresentar suas propostas dentro deste prazo”, reforçou.

Para ter acesso ao documento, deve-se acessar a área de Últimos Editais, no site da Fapeal (www.fapeal.br). Propostas apresentadas em desacordo com o que consta no edital, como por estudantes de forma isolada, não serão analisadas. Os interessados devem procurar os coordenadores de seus cursos para as providências.

Próximos editais

Os próximos editais a serem lançados este ano pela Fapeal serão voltados a temas específicos, como o que financiará pesquisas para o Canal do Sertão e a chamada voltada à inovação em micro e pequenas empresas. Ambos estão em fase de elaboração e têm previsão para o segundo semestre.