Parceria entre Ufal e USP leva alunos do ensino médio de Alagoas para evento em São Paulo

Trabalhos foram selecionados por meio de ações do Pibid Biologia em duas escolas públicas do Estado e orientados pelas professoras Ana Rosa Alves e Giana Raquel Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Professora Giana Rosa (à esquerda, de branco), ao lado dos oito alunos que participaram da Feira de Ciências na USP e com a professora Cleonice Carvalho | nothing

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Uma ciência que estuda os ritmos biológicos (ou ciclos circadianos) em pessoas e outros seres vivos dentro de um período ou de forma contínua. Essa é a Cronobiologia, que devido ao teor de seu assunto, despertou o interesse e a curiosidade de oito alunos do ensino médio de escolas estaduais de Alagoas. Isso também levou o grupo a participar da Feira de Ciências da USP, organizada pelo Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento de Ritmos Biológicos da instituição paulista, que tem parceria com a Universidade Federal de Alagoas, por meio do projeto extensionista sobre Cronobiologia, coordenado pelas professoras Adriana Ximenes e Ana Rosa Alves, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Os estudantes desenvolveram trabalhos relacionados ao assunto e foram selecionados para participar do evento em São Paulo, realizado nos dias 18 e 19 de abril. "Por meio de atividades desenvolvidas no Pibid (Programa Institutcional de Bolsas de Iniciação á Docência), que está articulado ao desenvolvimento do projeto de Cronobiologia, que os alunos puderam elaborar seus projetos. Tanto que os oito alunos que viajaram à capital paulista fazem parte do projeto Pibid Biologia. O nosso objetivo, sempre que possível, é integrar os projetos desenvolvidos na instituição como forma de motivar alunos e professores para uma docência de qualidade", explicou Giana Rosa, coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Ufal.

Os trabalhos foram orientados pelas professoras Cleonice Carvalho, da Escola Moreira e Silva, e Giana Raquel Rosa e Ana Rosa Alves, do ICBS e, segundo Giana, foi após uma palestra da professora Ana Rosa, uma das coordenadoras do projeto, que os estudantes se interessaram em produzir trabalhos sobre o assunto. “Levamos a professora Ana Rosa na sala do Paespe, a fim de alcançar mais alunos e escolas. E depois dessa palestra sobre Cronobiologia, os estudantes foram desafiados a organizar projetos de pesquisa na área. Depois que os projetos ficaram prontos, o passo seguinte foi submetê-los e enviá-los para aprovação no evento”, explicou Giana Rosa.

De acordo com a professora, o número de projetos aprovados no Estado de Alagoas corresponde a 10% do total de aprovados em todo Brasil. Os trabalhos foram selecionados entre os alunos das escolas que integram o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e todo o processo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concederá bolsas aos estudantes para eles continuarem desenvolvendo os projetos.

Além das bolsas que serão oferecidas pelo CNPq, os estudantes também irão receber orientações do grupo de Cronobiologia da Ufal, dos professores do Pibid Biologia que atuam nas duas escolas e do Grupo Multidisciplinar sobre Ritmos Biológicos da USP. Essa interação entre os grupos será importante para reforçar o estímulo à pesquisa científica, além de garantir a convivência com professores e pesquisadores no ambiente universitário”, declarou Giana.

Na opinião da professora, a participação dos estudantes foi uma grande oportunidade. “Os alunos apresentaram seus trabalhos para cerca de 100 pessoas, dentre pesquisadores, professores e estudiosos em Cronobiologia de todo o Brasil, colocando-os em discussão e gerando debates com sugestões para execução e melhoria dos projetos. Esse foi um momento de crescimento e amadurecimento para os meninos", concluiu a professora.