Reflexões e emoção marcam Seminário 15 Anos da Educação a Distância na Ufal

Mesa de abertura | nothing
Mesa de abertura

Roberto Amorim – Jornalista

Pioneirismo, coragem, comprometimento e fé foram as palavras-chave das falas dos participantes do “Seminário Festivo 15 anos da EAD na Ufal”, na tarde da última sexta-feira, dia 10, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas. A realização foi da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED), sob a coordenação do professor Carloney Alves de Oliveira, do Núcleo de Polos e Cursos.

Em tom de celebração e muita emoção, o seminário contou com a participação de várias pessoas envolvidas nos primeiros passos da modalidade Educação a Distância (EAD) na universidade, desde o final da década de 1990 até dos dias de hoje. A abertura foi marcada pelas vozes do Corufal.

Entre os presentes na mesa solene de abertura estavam a vice-reitora Rachel Rocha; Marcello Ferreira, da Diretoria de Educação a Distância da CAPES; a secretária municipal de Educação de Maceió e reitoria honorária Ana Dayse Dorea e o coordenador geral da CIED/Ufal, professor Luis Paulo Mercado.

Em seguida, eles participaram da mesa redonda “A Educação a Distância no Ensino Superior Brasileiro: acesso, avanços e conquistas”, coordenada pelo professor Fernando Pimentel, Coordenador Adjunto da CIED/Ufal.

Investimento na qualidade

Marcelo Ferreira, da CAPES, mostrou os números da expansão da EAD no Brasil e ressaltou o pioneirismo, a seriedade e a qualidade da Ufal nessa modalidade de ensino. “A história da Ufal e da CAPES estão interligadas na busca da qualidade e da formação dos sujeitos envolvidos na EAD”.

Já a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, lembrou da ousadia e dos desafios enfrentados para a implantação da EAD  durante sua gestão na reitoria.

“A universidade não poderia ficar parada diante dos números negativos tão alarmantes em Alagoas. A EAD era o melhor caminho para mudar aquela realidade. Sinto-me muito honrada em ter feito parte do nascimento da EAD no nosso Estado, principalmente ao lado de uma equipe comprometida e com muita fé e vontade de acertar”, disse, emocionada.

O Coordenador Geral da CIED, Luis Paulo Mercado, pontuou os avanços e os benefícios da EAD em Alagoas, indo desde a transformação pedagógica na forma de ministrar a aula até o envolvimento de prefeituras para implantação de polos da EAD, passando pelo avanço na área da pesquisa e a expansão da oferta de cursos superiores a um número cada vez maior de municípios alagoanos.

Em sua fala, a vice-reitora Rachel Rocha focou a questão da institucionalização da EAD, que, segundo ela, deve ter o mesmo tratamento da educação presencial. “A EAD precisa ser vista e sentida como um processo natural de ensino e incorporada a vida universitária, sem qualquer tratamento diferenciado pelas instâncias que formam a universidade”.