Ufal e Governo do Estado assinam convênio em prol da cultura
Equipamentos culturais ganham mais investimentos para ações integradas
- Atualizado em
Manuella Soares - Jornalista
Um convênio assinado entre a Universidade Federal de Alagoas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Alagoas, vai permitir mais investimentos nos equipamentos culturais da Universidade, como o Museu Théo Brandão, a Pinacoteca e a Orquestra. O documento foi assinado pelo governador em exercício, Fernando Toledo, na tarde da última terça-feira (30) e pelo reitor Eurico Lôbo.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas e o pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra, também assinaram o Convênio de Ações Integradas para fomento no valor de R$ 122 mil, reafirmando o compromisso das instituições com a cultura de Alagoas. “Esse convênio é muito importante sobretudo porque abre uma janela nova para que a sociedade esteja dialogando permanentemente com a academia”, ressaltou o reitor.
O governador em exercício disse se sentir honrado com mais essa parceria e brincou com a oportunidade que teve em assinar o convênio. “Eu sou pé quente, porque esse projeto tramita desde 2011 e agora podemos, finalmente, celebrar, com a expectativa de estreitar relações entre o Governo do Estado e esta instituição que é referência em cultura, ensinamento e tecnologia”, disse Toledo
Durante o encontro, no Palácio do Governo, o pró-reitor Eduardo Lyra pontuou algumas ações culturais já desenvolvidas pela Ufal. Já o secretário Viégas destacou a importância de estabelecer parcerias. “Desde que assumi a secretaria mantemos uma série de ações conjuntas, agora o desejo é de viabilizar as ações integradas para que sejam definidas e estabelecidas num prazo de um ano. Nós nos vemos como fomentadores, então, convênios como este dão maior fôlego à secretaria ultrapassando a capacidade de realização do seu corpo técnico”, frisou.